Alienação, conhecimentos e educação contra-hegemônica (Alienation, knowledge and counter-hegemonic education)

Autores

  • Silmara A. Lopes UFSCar-Sorocaba http://orcid.org/0000-0001-7221-0371
  • Verônica Maria Domingues Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)-Campus Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.282

Palavras-chave:

Educação. Alienação. Pedagogia Histórico-Crítica. Marxismo.

Resumo

Este artigo tem o objetivo discutir as possibilidades da educação formal como um dos mecanismos que pode contribuir para a suplantação da alienação do trabalho. Utiliza-se como recurso metodológico de investigação a pesquisa bibliográfica e o método do materialismo histórico e dialético. Para suplantar a alienação do trabalho capitalista é necessário que as classes trabalhadoras obtenham conhecimentos, mas não quaisquer tipos de conhecimento. Nesse sentido, acredita-se que a pedagogia histórico-crítica (PHC) é uma alternativa que pode contribuir no sentido de guiar para a resistência em relação à sociedade capitalista desumana e degradante, trazendo a esperança de que possamos ter uma sociedade socialista. O papel fundamental dessa pedagogia é o de instrumentalizar por meio dos conhecimentos, tratados de forma intencional, crítica, emancipadora e transformadora, as classes populares, os dominados para que possam compreender as contradições nas quais se encontram inseridos e possam lutar por uma sociedade mais justa e igualitária de fato e não apenas de direito.

Biografia do Autor

Silmara A. Lopes, UFSCar-Sorocaba

Mestra em Educação.Licenciada em Filosofia e Pedagogia.

Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR-SOROCABA.

Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE -UFSCAR - SOROCABA.

Especialização em Gestão da Rede Pública Universidade de São Paulo- USP (2012). Especialização: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-UNESP (2015).

Verônica Maria Domingues, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)-Campus Guarulhos

Graduanda em História.

Referências

BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica transformadora: da consciência filosófica à prática revolucionária. In: MARSIGLIA, A. C. G; BATISTA, E. L. (orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 1- 36.

CODO, W. O que é Alienação? 2ª edição, São Paulo: Nova Cultural: 1986.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o estado moderno. Tradução de Luiz Mário Gazzaneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978a.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2. ed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978b.

KANT, I. (1784) Resposta à pergunta: “O que é o Iluminismo?” Tradutor Artur Morão. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção Educação contemporânea)

MARX, K. Para a crítica da economia política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes: a economia vulgar. Traduções de Edgard Malagodi. [et al.] –São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Os economistas)

MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Tradução e Notas Jesus Ranieri. 1ª ed.-São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Editora Martin Claret, 2007.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39ª ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

SAVIANI. D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Revista Ideação. Centro de Educação e Letras. Unioeste. Campus Foz do Iguaçu, v. 10, n. 2, p. 11-28, 2° sem. 2008.

SAVIANI, D. Gramsci e a educação no Brasil. In: LOMBARDI, J.C; MAGALHÃES, L. da R.; SANTOS, W.da S. (Org.). Gramsci no limiar do século XXI.1 ed. digital. Campinas-SP: Librum Editora, 2013ª, p. 60-79

SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez.2013b.

SNYDERS, G. Escola, classe e luta de classes. São Paulo: Centauro, 2005.

VÁSQUEZ, A, S. Filosofia da Práxis. 2ª ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-Clacso: São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2011.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Lopes, S. A., & Domingues, V. M. (2018). Alienação, conhecimentos e educação contra-hegemônica (Alienation, knowledge and counter-hegemonic education). Crítica Educativa, 4(1), 58–72. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.282

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais