Reflexões sobre a natureza humana na obra de Vigotski (Reflections on human nature in Vygotsky's work)

Autores

  • Paulo Henrique de Vasconcelos Faculdade de Ciências (UNESP campu Bauru)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.284

Palavras-chave:

Vigotski. Natureza humana. Materialismo histórico-dialético.

Resumo

A teoria de Vigotski contribui para a compreensão de uma natureza humana construída na relação dialética entre as propriedades biológicas do ser humano e o contexto social em que vive. A apropriação-objetivação do legado histórico-cultural da humanidade é condição necessária para o desenvolvimento pleno das funções psicológicas superiores especificamente humanas e a educação é responsável pela garantia deste processo. O entendimento sobre o desenvolvimento do psiquismo na perspectiva de Vigotski está intrinsecamente ligada à sua herança teórica de pressupostos marxistas. Este trabalho objetiva traçar um breve panorama das implicações marxistas para a compreensão da realidade e da natureza humana que influenciaram o trabalho de Vigotski, assim como elucidar alguns pontos principais de sua teoria que contribuem para o entendimento da natureza humana, de suas características específicas e do que o autor compreende como processo educativo. Uma aplicação adequada da teoria vigotskiana na área da Educação não pode ignorar os pressupostos filosóficos e epistemológicos de sua obra e seu esforço para a formação de um indivíduo que atinja pleno desenvolvimento intelectual, livre das amarras alienantes da sociedade capitalista, e apto a desvelar e transformar sua realidade.

Biografia do Autor

Paulo Henrique de Vasconcelos, Faculdade de Ciências (UNESP campu Bauru)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP (campus Bauru). Membro do grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e Educadores Ambientais.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

de Vasconcelos, P. H. (2018). Reflexões sobre a natureza humana na obra de Vigotski (Reflections on human nature in Vygotsky’s work). Crítica Educativa, 4(1), 45–57. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.284

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais