Reflexões sobre ser jovem na Educação de Jovens e Adultos no Brasil

Autores

  • Adriana Alves Fernandes Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Francisco Evangelista Unisal

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.285

Palavras-chave:

Jovens. Juventudes. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Sustentado em pesquisa documental e bibliográfica, o artigo aborda o direito de ser/aprender dos jovens que estão na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, concebe a referida modalidade educativa como um lugar constituído de direitos dos sujeitos plurais que a compõe. Acenamos para a compreensão da cultura produzida por tais educandos, uma vez que as suas possíveis formas de ser e estar no mundo apontam configurações de potencialização de compreensão de delineamentos da EJA como espaço de produção de conhecimentos da pluralidade juvenil que converge com os saberes/conhecimentos de outras pessoas que estão em outra fase da vida (adultos e idosos). Assim, o texto indica a necessidade de considerar as singularidades imersas nas multiplicidades presentes nos distintos espaços educativos em que os jovens vivem, produzindo juventudes ainda pouco enxergadas pelos espaços educativos, essencialmente a escola. O texto ainda procura refletir qual o sentido da Educação de Jovens e Adultos no fazer do educador para a vida do educando.

Biografia do Autor

Adriana Alves Fernandes Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professsora Adjunta II na UFRRJ. Doutora em Educação 9 Unicamp)

Francisco Evangelista, Unisal

Professor do Unisal

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Costa, A. A. F., & Evangelista, F. (2018). Reflexões sobre ser jovem na Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Crítica Educativa, 3(3), 56–65. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.285

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais