Educação de jovens e adultos como educação popular: direito a ser conquistado

Autores

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Ana Maria de Campos UNISAL – campus Liceu, Campinas, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.286

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação Popular. Direitos Humanos. Política de subjetivação.

Resumo

Abordamos neste trabalho o modo como a Educação de Jovens e Adultos – EJA – vem sendo desenvolvida, de modo geral, nas instituições de ensino no Brasil. Revisitamos concepções teóricas e metodológicas ligadas à epistemologia da Educação Popular, com o propósito de reafirmarmos a potência desta práxis educativa no campo da EJA. Desejamos com este estudo contribuir para que a EJA se configure como Educação Popular, pois entendemos que este é ainda um direito a ser conquistado, em face da compreensão acerca do jogo de forças existente na sociedade capitalista ocidental, o qual interfere diretamente na sociabilidade humana. O modo de vida e de sobrevivência imposto aos jovens e adultos pertencentes às classes populares, em contextos de vulnerabilidade social, repercute significativamente em seus percursos escolares, e, em muitas vezes, os seus direitos educativos são negados ou subtraídos. São diversas as formas de exclusão, de silenciamento e de produção do sentimento de impotência. Nesse contexto é que nos comprometemos com a EJA tendo como centro da nossa atenção a realidade política, social e econômica do nosso País. A partir de pesquisas, de estudos situados e em diálogo com diversos outros pesquisadores desse campo, compreendemos ser urgente e indispensável revermos e reinventarmos as concepções e metodologias ainda em curso na Educação de Jovens e Adultos. Ao nosso ver, vivenciar a EJA a partir da Educação Popular possibilita a ampliação dos horizontes de vida dos educandos e educandas, bem como de educadoras e educadores, para além da lógica do capital. Assim, nosso propósito é o de contribuir no caminho da reinvenção da EJA como Educação Popular.

                                                        

 

Biografia do Autor

Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Pedagoga com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós Doutorado em cultura popular. Profa Adjunto IV na Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar – campus Sorocaba), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB), Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), São Paulo – Brasil

dulceferreira@ufscar.br

 

Ana Maria de Campos, UNISAL – campus Liceu, Campinas, SP.

Historiadora com Mestrado e Doutorado em Educação.Professora da Pós-graduação em Educação no UNISAL – campus Liceu, Campinas, SP. belobelo_22@yahoo.com.br

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Ferreira, D. de F., & de Campos, A. M. (2018). Educação de jovens e adultos como educação popular: direito a ser conquistado. Crítica Educativa, 3(3), 66–77. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.286

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais