Literatura infanto-juvenil, autoajuda e youtubers: diálogos com o ensino de literatura (Child-juvenile literature, self-help and youtubers: dialogues with literature teaching)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.289

Palavras-chave:

Autoajuda. Literatura infanto-juvenil. Sociedade de consumo. Ensino de literatura. YouTubers.

Resumo

O trabalho buscou colaborar com a compreensão sobre o papel do ensino de literatura na formação de leitores críticos capazes de lidar com as estratégias do mercado. A lista dos livros mais vendidos publicada no site PublishNews serviu como base, pois, a partir dos dados obtidos, foi constatado um elevado número de vendas de obras de autoajuda e infanto-juvenis, além de alta recente na procura por obras associadas a YouTubers, indicando, talvez, a consolidação de uma estratégia de mercado que reduz as possibilidades de escolhas. Estes dados direcionaram o olhar para uma pesquisa bibliográfica sobre o consumo de obras destes tipos, o ensino de literatura, e o lugar da leitura na sociedade de consumo, sempre apoiado nas perspectivas de Leahy-Dios (2004) e Bauman (2008, 2010). A hipótese aqui elaborada é de que o ensino de literatura, pautado pelos diálogos propostos por diferentes obras literárias, das canônicas às líderes de vendas, a serem lidas e discutidas a partir de variadas perspectivas teóricas, instrumentalize os alunos para estabelecerem comparações com aquilo que o mercado lhes oferece, e, assim, terem autonomia para decidirem o que consumir, além de permitir o exercício do diálogo em torno da construção dos sentidos de suas leituras, em um processo de colaboração.

Biografia do Autor

Diego Kauê Bautz, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Sagrado Coração (2013), e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela mesma universidade (2016). Atualmente é mestrando em Literatura e Sociedade pela UNESP, com auxílio de bolsa CAPES para desenvolver pesquisa sobre a escrita de Ferréz como contista, e sobre a relação da literatura periférica com o rap. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, literatura marginal, e oralidade

Referências

BAUMAN, Z. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Z. Legisladores e intérpretes: sobre modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2010.

BIASIOLI, B. L. As interfaces da literatura infanto-juvenil: panorama entre o passado e o presente. terra roxa e outras terras, v. 9, p. 91–106, 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24804/18185>. Acesso em: 28 set. 2017.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 4 ed. São Paulo, Editora Nacional, 1975.

CARDOSO, V. Z. Literatura, sociedade de consumo e escola: uma relação conflituosa. 2011. 96 p. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Programa de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2011. Disponível em: <http://www.letras.ufrj.br/posverna/mestrado/CardosoVZ.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

CORTINA, A. A literatura de massa na perspectiva dialógica / The mass literature on dialogic perspective. Bakhtiniana, v. 1, n. 5, p. 133–150, 2011. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/viewFile/4938/5084>. Acesso em: 28 set. 2017.

GOMES, E. C.; GOMES, E. F. O papel dos Influenciadores Digitais no relacionamento entre Marcas e Millennials na Era Pós-Digital. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Anais...Fortaleza, CE’: Centro Universitário Estácio do Ceará, 2017. Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-0751-1.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

LEAHY-DIOS, C. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. 2a ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2004.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. 2a ed. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2014

LOPES, C. W. Práticas de leitura de professoras na contemporaneidade & Literatura de autoajuda. 2012. 178 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/49847>. Acesso em: 28 set. 2017.

LOPES, C. W. Presença do gênero autoajuda na formação de professores: práticas de leitura de estudantes em cursos de pedagogia. 2016. 194 p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/149054>. Acesso em: 28 set. 2017.

LUFT, G. F. C. Retrato de uma disciplina ameaçada: a literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2014. 303 p. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/103887>. Acesso em: 28 set. 2017.

MORAES, H. J. P. Os youtubers e as relações de identificação e projeção no imaginário infanto-juvenil contemporâneo: discussões a partir da ética da estética. Iluminuras, v. 18, n. 44, p. 182–196, jan/jul, 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/75740/43145>. Acesso em: 28 set. 2017.

PPUBLISHNEWS. Publishnews, 2017. Lista de mais vendidos 2017. Disponível em: <http://www.publishnews.com.br/ranking/anual/0/2017/0/0>. Acesso em: 28 set. 2017.

RIBEIRO, L. D. M.; STAFUZZA, G. B. A construção identitária na literatura de autoajuda: questões de linguagem e cultura. (UAELL, Ed.)III SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA. Anais...Catalão, GO: UFG - Regional Catalão, 2014. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/guifromm/wp-content/uploads/2014/05/artigo_anais_sinalel1.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

RÖSING, T.; RETTENMAIER, M. Leitura e hipertexto: a lição da literatura infanto-juvenil. Letras de Hoje, v. 43, n. 2, p. 36–39, abr/jun., 2008. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/25530778.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

SILVA, F. A. M.; OLIVEIRA, V. S. O professor de literatura na sociedade líquida contemporânea. Revista Crioula. n. 18, p. 51–63, jun/dez, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/118323>. Acesso em: 28 set. 2017.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. 3ª. Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Bautz, D. K. (2018). Literatura infanto-juvenil, autoajuda e youtubers: diálogos com o ensino de literatura (Child-juvenile literature, self-help and youtubers: dialogues with literature teaching). Crítica Educativa, 4(1), 97–111. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.289

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais