Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevistado Dermeval Saviani

Autores

  • Marcos Francisco Martins UFSCar Campus Sorocaba
  • Mario Mariano Ruiz Cardoso Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.29

Palavras-chave:

Catarse. Pedagogia histórico-critica. Dermeval Saviani

Resumo

A entrevista visou a aprofundar o entendimento sobre o conceito de catarse para a Pedagogia Histórico-Crítica, da qual Dermeval Saviani é, reconhecidamente, o principal formulador. Segundo este autor, o referido conceito é entendido como o ponto culminante do processo educativo orientado pela Pedagogia Histórico-Crítica, mas guarda, historicamente, diferentes sentidos e significados, o que implica a necessidade de defini-lo com clareza, que é justamente o que se encontra nos diálogos entre entrevistado e entrevistadores que foram transcritos e são apresentados neste texto na íntegra.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, UFSCar Campus Sorocaba

Editor da Crítica Educativa, é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Coordena o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba, é líder do GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - e bolsista PQ-CNPq.

Mario Mariano Ruiz Cardoso, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Licenciado em Ciências Biológicas com mestrado em Educação pela UFSCar, campus Sorocaba. É Professor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK. Integrante do GPTeFE e também do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas da UFVJM (GEPEMARX).

Downloads

Publicado

2015-10-12

Como Citar

Martins, M. F., & Cardoso, M. M. R. (2015). Catarse na pedagogia histórico-crítica: a concepção de Saviani - Entrevistado Dermeval Saviani. Crítica Educativa, 1(1), p.163–217. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.29