Projeto de intervenção no estágio: contribuições para formação de professores (Intervention project of stage: contributions for teacher training)

Autores

  • Kaio André dos Santos Cordeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Zilene Moreira Pereira Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.297

Palavras-chave:

Relato de experiência. Projeto de intervenção pedagógica. Gestão democrática da escola pública. Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada durante o Estágio Curricular Obrigatório da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. O estágio, realizado sob a forma de um Projeto de Intervenção Pedagógica, teve como tema a compreensão do processo de gestão democrática na escola. O projeto foi executado em ações como: debates, rodas de conversa, montagem de estande, elaboração e aplicação de um jogo didático, atividades essas direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Goiás. Pode-se concluir que a participação e autonomia dos estagiários para execução do Projeto foram fatores essenciais para a imersão na escola como um campo formativo e de investigação. A oportunidade de interagir com a comunidade escolar na compreensão de como se dá a participação nas decisões que direcionam os caminhos da instituição, proporcionou uma base consistente para refletir sobre as práticas e as relações estabelecidas no ambiente escolar. Conclui-se que o desenvolvimento de projetos durante o estágio apresenta-se como um importante recurso para o processo de formação de professores.

Biografia do Autor

Kaio André dos Santos Cordeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

GRADUANDO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Zilene Moreira Pereira Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

PROFESSORA ADJUNTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Referências

ANTUNES, A. Ocupar, lutar e resistir. Revista Poli – Saúde, Educação e Trabalho, n. 44, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 44. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as leis nºs 9.394, de 20 de DEZEMBRO de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação, a consolidação das leis do trabalho - CLT, aprovada pelo decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o decreto-lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a política de fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 21 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 20 dez. 2017a. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2018.

CAMPOS, A. M.; MEDEIROS, J.; RIBEIRO, M. M. Escolas de luta. São Paulo: Editora Veneta (Editora Campos LTDA-ME), 2016.

CARVALHO, A. M. F. T. A (Trans) Formação pelo Estágio Supervisionado Obrigatório em um Curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo: v. 15, n. 3, 2013.

CATINI, C. R.; MELLO, G. M. C. Escolas de luta, educação política. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 137, p. 1177-1202, 2016.

CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADO À EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Político Pedagógico do CEPAE/UFG. Goiânia, 2013. Disponível em: <https://www.cepae.ufg.br/up/80/o/projeto_pol%C3%ADtico_pedag%C3%B3gico_-_2013.pdf>. Acesso em: 3 de abr. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53.ed. São Paulo: Paz e Terra. 2015.

GHANEM, E. O papel do grêmio estudantil e a qualidade do ensino no curso noturno. Idéias, São Paulo, v. 25, p. 61-74, 1995.

GONÇALVES, G. R. Pedagogia da ocupação (e ocupação da Pedagogia): as escolas ocupadas e suas práticas de educação democrática no Ensino Básico. In: MESQUITA, D. N. C. (Org.). Escola de educação básica para todos. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017. p. 73-90.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 32. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

MARQUES, A. E. et al. Valor contributivo dos colégios de aplicação em universidades federais: o caso do núcleo de educação da infância (NEI) na UFRN. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Espírito Santo: v. 8, p. 01-14, 2011.

NOGUEIRA, E. G. D. Memórias e Quintais. In: PRADO, T.; SOLIGO, R. (Org.). Porque escrever é fazer história. 1. Ed. Campinas: Gráfica FE Unicamp, v. 01, p. 11-343, 2005.

PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2003.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Planejando o estágio em forma de projetos. In: PIMENTA, S.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2009, p. 219-247.

VALE, J. M. F. Avaliação da escola. Boletim Informativo, São Paulo: Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14. Ed. Campinas: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Cordeiro, K. A. dos S., & Pereira Soares, Z. M. (2018). Projeto de intervenção no estágio: contribuições para formação de professores (Intervention project of stage: contributions for teacher training). Crítica Educativa, 4(1), 112–122. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.297

Edição

Seção

Relatos de experiência