Sujeito e autonomia nos escritos “Infância em Berlim Por Volta de 1900” de Walter Benjamin

Autores

  • Ricardo Pereira da Silva UFSCar - Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.30

Palavras-chave:

Walter Benjamin. Filosofia da Educação. Infância.

Resumo

No final da infância de Benjamin houve a introdução de música junto aos filmes ou imagens exibidas no Kaiserpanorama, isto teve um efeito negativo para ele, visto que tornou as viagens com os filmes chatas, pois ela se dissolvia na imagem, da qual a fantasia era capaz de se nutrir. Dá-nos a impressão que a introdução da música atrapalhava a fruição de Benjamin, assim como a ampliação de sua imaginação. Num mundo multimidiático como o de hoje, como Benjamin conceberia a mistura de imagens, sons, informações ou desinformações que nos chega de forma alucinante? Esta pergunta é pertinente, visto que para o filósofo alemão a introdução de música no Kaiserpanorama prejudicava a imaginação e, por conseguinte, a fantasia. Então será que hoje nossa imaginação está atrofiada ou há mecanismos que “imaginam” por nós? A maquinaria social já imagina por nós, talvez fosse a resposta do nosso autor.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira da Silva, UFSCar - Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCAR/Campus Sorocaba. Bolsista CAPES/DS - demanda social.

Referências

BENJAMIN, Walter. Infância em Berlim por volta de 1900. In: ______. Obras Escolhidas II. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 73 – 145.

Downloads

Publicado

2015-10-12

Como Citar

Silva, R. P. da. (2015). Sujeito e autonomia nos escritos “Infância em Berlim Por Volta de 1900” de Walter Benjamin. Crítica Educativa, 1(1), p.220–222. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.30