Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: uma análise preliminar da abordagem dos conceitos na proposta curricular do Estado de São Paulo (Sustainable development and sustainability: a preliminary analysis of the approach of the concepts in Curricular Proposal of the State of São Paulo)

Autores

  • Wander Pinto de Oliveira Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Juliana Rezende Torres Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.302

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade. Proposta Curricular do Estado de São Paulo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da Proposta Curricular do Estado de São Paulo em relação aos conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Foram avaliados os materiais de apoio distribuídos aos(as) professores(as) (Caderno do Professor) e alunos(as) (Caderno do Aluno) e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo tendo como objetivo responder a duas questões iniciais: os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade são propostos no documento Proposta Curricular do Estado de São Paulo e nos materiais de apoio? Se sim, como são propostos? Para tanto, revisamos todos os volumes do material de apoio das disciplinas de Ciências e Biologia a partir do primeiro ano do ciclo dois do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Após a análise, concluímos que os termos Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade são utilizados como se fossem sinônimos, o que de fato não o são. Além desse erro semântico, concluímos que os termos acima citados não estão conceitualmente descritos, evitando assim que professores(as) e alunos(as) apreendam o real significado de cada conceito.

Biografia do Autor

Wander Pinto de Oliveira, Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Atualmente é Professor da rede estadual de educação do Estado de São Paulo e aluno regular do curso de mestrado em educação na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba; área de concentração: Teoria e Fundamentos da Educação.

Juliana Rezende Torres, Universidade Fedral de São Carlos - Campus Sorocaba

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, doutora em Educação Científica e Tecnológica – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), docente do DCHE (Departamento de Ciências Humanas e Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). E-mail: julianart@ufscar.br

Referências

BARBOSA, G. S. O desafio do desenvolvimento sustentável. Visões, Macaé, v. 1, n. 4, p.1-11, jun. 2008. Semestral. Disponível em: <http://www.fsma.edu.br/visoes/principal.html>. Acesso em: 06 abr. 2018.

CARVALHO, N. L. de; KERSTING, C.; ROSA, G.; FRUET, L.; BARCELLOS, A. L. de. Desenvolvimento sustentável x desenvolvimento econômico. Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 3, p. 109-117, dez. 2015. Quadrimestral. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/17768/pdf>. Acesso em: 06 abr. 2018.

CÓRDOVA, F. P.; SILVEIRA, D. T.; Unidade 2 - A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da Ufrgs, p. 31. 2009. (Educação a Distância). Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2018.

CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. 2a ed. Tradução de Our common future. 1a ed. 1988. Rio de Janeiro: Editorada Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/12906958/Relatorio-Brundtland-Nosso-Futuro-Comum-Em-Portugues>. Acesso em: 06 abr. 2018.

CNUMAD – Conferências das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Declaração do Rio de Janeiro. 1992. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141992000200013>. Acesso em: 05 abr. 2018.

O FUTURO QUE QUEREMOS. 2012. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/OFuturoqueQueremos_rascunho_zero.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.

FERREIRA, L. C.; Sustentabilidade: uma abordagem histórica da sustentabilidade. In: FERRARO JUNIOR, L. A. (Org.). Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 315-321. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2018.

FREITAS, J.; Sustentabilidade: direito ao futuro. 3.ed. Belo Horizonte: Fórum, 2016. 374 p.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Nova Hamburgo: Universidade Feevale, 2013. Disponível em: <http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book Metodologia do Trabalho Cientifico.pdf>. Acesso em: 31 maio 2018.

SÃO PAULO. Currículo do Estado De São Paulo: Ciências Da Natureza E Suas Tecnologias. Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Luis Carlos de Menezes. – 1. Ed. Atual. – São Paulo: SE, 2012. 152 p.

SÃO PAULO. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do aluno; ciências, ensino fundamental – anos finais, 7ª série / 8º ano Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Cristina Leite, João Carlos Miguel Tomaz Micheletti Neto, Maíra Batistoni e Silva, Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira, Paulo Rogério Miranda Correia, Renata Alves Ribeiro, Ricardo Rechi Aguiar, YassukoHosoume. – São Paulo: SE, 2014. v. 2, 104 p.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

de Oliveira, W. P., & Torres, J. R. (2018). Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade: uma análise preliminar da abordagem dos conceitos na proposta curricular do Estado de São Paulo (Sustainable development and sustainability: a preliminary analysis of the approach of the concepts in Curricular Proposal of the State of São Paulo). Crítica Educativa, 4(1), 16–29. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i1.302

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais