Literatura africana infanto-juvenil na escola básica (African children's literature in elementary school)

Autores

  • LUCY FERREIRA AZEVEDO UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC
  • Maria de Lurdes

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.309

Palavras-chave:

Negro. Lei 10.639/03. Discursividade. Cultura. Literatura africana. Paixões.

Resumo

no Brasil, a população negra vive, desde a colonização, em situação social desigual. Grupos de resistência, ao longo da história, exigiram mudanças e, como consequência, o governo brasileiro viu-se pressionado a promulgar a lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras. Assim, a literatura brasileira, componente curricular da área Linguagens e seus Códigos, ganha novos autores, contextualizados com os temas negros, o que incitou à pesquisa Literatura Africana Infanto-juvenil na Educação Básica, no ano de 2017, apoiada pela Funadesp, pela compreensão da importância tomada pelos temas agora em foco. A investigação teve o objetivo de conhecer as paixões africanas por meio da leitura de uma poesia e um conto em pesquisa qualitativa, com a base teórica sob orientação da Nova Retórica.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

AZEVEDO, L. F., & Lurdes, M. de. (2019). Literatura africana infanto-juvenil na escola básica (African children’s literature in elementary school). Crítica Educativa, 4(2), 190–202. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.309

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais