Ensino por Investigação: um estudo com professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização (Scientific Inquiry Teaching: a study with teachers of Early Childhood Education and Literacy Cycle)

Autores

  • Vanessa Pederiva Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Jacqueline Silva da Silva Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.321

Palavras-chave:

Investigação. Prática de docentes. Práticas investigativas.

Resumo

Pensando na investigação como uma possível estratégia de ensino a ser utilizada por professores em sala de aula, este estudo objetivou averiguar sobre as práticas docentes em sala de aula quanto à utilização da investigação para e com as crianças. Este estudo seguiu uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados seis professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada, a qual foi gravada e transcrita para posterior análise. A entrevista seguiu um roteiro com três questões abertas, com o objetivo de averiguar o que era para eles investigar; como o trabalho a partir da investigação se apresentava no cotidiano de suas ações junto às crianças; e, como a escola oportunizava o trabalho com a investigação nos diferentes níveis de ensino. Para a análise dos dados, utilizou-se uma aproximação com a técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2012). Como resultados, evidenciou-se que os professores procuram fazer uso dessa estratégia em sala de aula, o que auxilia na promoção da autonomia do estudante, possibilitando que as crianças possam ser promotoras dos seus processos de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Vanessa Pederiva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bolsista de Iniciação Cinetífica

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação e docente da Universidade do Vale do Taquari - Univates

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Pederiva, V., & Silva da Silva, J. (2019). Ensino por Investigação: um estudo com professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização (Scientific Inquiry Teaching: a study with teachers of Early Childhood Education and Literacy Cycle). Crítica Educativa, 4(2), 203–214. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.321

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais