A pesquisa aplicada com intervenção em um programa de mestrado profissional em educação: implicações na profissionalidade docente (The research applied with intervention in a program of professional master in education: implications in teaching professionalism)

Autores

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.325

Palavras-chave:

Mestrado profissional em educação. Pesquisa aplicada com intervenção. Profissionalidade docente. Ação-reflexão-ação.

Resumo

O mestrado e o doutorado profissional em educação, segundo a Portaria n. 389 do Ministério da Educação (MEC), têm o objetivo de capacitar profissionais para o exercício da prática profissional, objetivando atender demandas sociais, organizacionais, profissionais e do mercado de trabalho; oferecer conhecimento para a sociedade. Diante disso, este texto tem por objetivo apresentar o que diferentes autores entendem por pesquisa aplicada em Programas de Mestrado e de Doutorado Profissional em Educação, como nossa universidade a tem realizado, com foco na intervenção, e sua implicação na profissionalização docente. O problema de pesquisa que norteia esse texto é: como a pesquisa aplicada com intervenção no Programa de Mestrado Profissional em Educação de nossa instituição tem favorecido a profissionalidade docente? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e os procedimentos de coleta de dados se pautaram nos resultados das dissertações defendidas e em trabalhos orientados por esta pesquisadora, os quais apontaram a ressignificação das práticas pedagógicas adotadas nas escolas, uma vez que a pesquisa aplicada analisa as problemáticas que emergem no cotidiano favorecendo o diálogo entre a equipe escolar na perspectiva da ação-reflexão-ação.

Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e mestre em Educação. Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Docente do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Edcacionais na Universidade Nove de Julho (PROGEPE/Uninove). Editora dos Cadermos de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Pesquisadora financiada pelo CNPQ. O foco das minhas pesquisas esá voltado para as políticas e as práticas da Educação Infantil.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferença. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017.

ÂNGELO, Adilson de. A pedagogia de Paulo Freire nos quatro cantos da educação da infância. In: Anais do 1 Congresso Internacional de Pedagogia Social. 2006. Disponível em: < https://www.google.com.br>. Acesso em: 03 ago. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. MEC institui modalidade de doutorado profissional. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8328-portaria-institui-doutorado-profissional>. Acesso em: 23 out.2017.

BRASIL. Capes. Mestrado profissional: o que é? Disponível em http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/mestrado-profissional-o-que-e Acesso em: 23 mar.2018.

BRASIL. Capes. Ciência humana focam nos mestrados profissionais em rede nacional para qualificar professores. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/6594-ciencias-humanas focam-nos-mestrados-profissionais-em-rede-nacional-para-qualificar professores>. Acesso em: 23 mar.2018.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. de Sandra Trabucco Valenzuela. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FERREIRA, Alice Fontes; VIANA, Gilvania Clemente; CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira; SANTOS, Tarsis de Carvalho. A pesquisa aplicada em educação: uma experiência de intervenção na educação básica de Salvador/BA. Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 18 a 20 de setembro de 2014.

Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (FOMPE). Disponível em: <http://www.fompe.caedufjf.net/?page_id=2>. Acesso em: 23 out.2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, B. A. A Pesquisa em Mestrados Profissionais. In: FOMPE – Fórum de Mestrados Profissionais em Educação, I., 2014, Salvador. Trabalhos apresenta¬dos... Salvador: UNEB, mar. 2014.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

PENIN, Sonia, MARTINEZ, Miguel; ARANTES, Valéria Amorim (org). Profissão docente: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2009.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. Portugal: Porto, 1991, p. 63-88.

STRECK; Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: 2012.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, v. 21, n. 73, dez de 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em: 03 ago.2018.

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Vercelli, L. de C. A. (2019). A pesquisa aplicada com intervenção em um programa de mestrado profissional em educação: implicações na profissionalidade docente (The research applied with intervention in a program of professional master in education: implications in teaching professionalism). Crítica Educativa, 4(2), 232–244. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.325

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais