O compromisso da educação escolar com o mundo comum: reflexões a partir de Hannah Arendt e Edgar Morin (The commitment to school education with the common world: reflections from Hannah Arendt and Edgar Morin)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.326

Palavras-chave:

Educação Escolar. Transdisciplinaridade. Mundo Comum.

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, busca tematizar o compromisso da educação escolar com o mundo comum à luz de Hannah Arendt e Edgar Morin. Indagamo-nos se pode haver um compromisso da educação escolar com o mundo comum no momento em que assistimos e experienciamos ao desmantelamento desse espaço comum e o constante descaso para com a educação das novas gerações? No primeiro momento, as análises arendtianas permitem considerar que não podemos nos isentar da responsabilidade pelo mundo, nem pelos recém-chegados e sua educação. Por conseguinte, nas obras de Morin encontramos pistas para pensarmos a transdisciplinaridade como um desafio que a globalidade coloca sobre o tempo presente, em que a instituição escolar seja capaz de produzir conhecimentos pertinentes. O momento clama para uma nova subjetividade na educação, em que a escola e o professor sejam sujeitos da ação, comprometidos com o mundo comum e as gerações vindouras, só assim poderemos reestabelecer os vínculos com este mundo.

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutorando em Educação nas Ciências (Unijuí), Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí), Especialista em Metodologia de Ensino de História (Uniasselvi), Licenciado em História e Sociologia (Uniasselvi) e Licenciado em Pedagogia (FCE). Bolsista CAPES.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Schütz, J. A. (2019). O compromisso da educação escolar com o mundo comum: reflexões a partir de Hannah Arendt e Edgar Morin (The commitment to school education with the common world: reflections from Hannah Arendt and Edgar Morin). Crítica Educativa, 4(2), 245–259. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.326

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais