Os currículos na educação superior no Brasil no cenário de financeirização e dívida (Higher education curricula in Brazil in the context of financialization and debt)

Autores

  • Rochester Santana Lima Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.328

Palavras-chave:

Educação Superior. Currículos. Teoria do Capital Humano. Sociedade do Conhecimento. Pedagogia das Competências.

Resumo

Uma caracterização qualificada da formação em nível de graduação na educação superior no Brasil deve preocupar-se em situar este processo ao contexto de contrarreforma da educação superior. Contudo, este cenário compõe um contexto ainda mais amplo, do redimensionamento das políticas sociais no país e, especificamente, da política social para a educação, em suas relações com as transformações ocorridas no mundo do trabalho. Neste sentido, este artigo retoma os processos de reestruturação produtiva, neoliberalismo e financeirização, com o objetivo de explicitar seus impactos na constituição dos discursos e estratégias acadêmico-curriculares para a educação superior no Brasil.

Biografia do Autor

Rochester Santana Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Substituto no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Lima, R. S. (2019). Os currículos na educação superior no Brasil no cenário de financeirização e dívida (Higher education curricula in Brazil in the context of financialization and debt). Crítica Educativa, 5(1), 212–223. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.328

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais