O jogo protagonizado infantil como um ato artístico: uma abordagem histórico-cultural (The children protagonized game as an artistic act: a historical-cultural approach)

Autores

  • Francine costa De Bom UNESC http://orcid.org/0000-0002-7167-8586
  • Luciane Maria Schlindwein UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Doutora do PPGE (Ciências da Educação) Presidente do grupo de pesquisa NUPEDOC ( Núcleo de pesquisa em formação docente, escola, cultura e arte) http://orcid.org/0000-0003-3463-2746

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.334

Palavras-chave:

Jogo protagonizado. Infância. Arte.

Resumo

Neste trabalho o jogo protagonizado infantil é problematizado com base na perspectiva histórico-cultural, como um ato artístico. Trata-se de um estudo realizado em duas escolas de Educação Infantil (uma pública e outra privada), com 26 crianças de 4 a 5 anos de idade, com o intuito de investigar a vivência das operações em 11 jogos protagonizados. Compreende-se o jogo protagonizado na infância enquanto uma atividade humana, de base afetivo-volitiva repleta de catarses que orientam seus atos, mediados pelas relações sociais. As crianças experimentam integralmente diferentes papéis, no contexto do jogo, o que gera descarga de energia, produzindo o efeito de catarse e resultando no ato artístico. Compreende-se a elaboração do jogo protagonizado é tão complexo e desafiador quanto apreciar uma obra de arte em um museu.

Biografia do Autor

Francine costa De Bom, UNESC

Professora doutoranda Unesc, cursos de : Educação Física, Artes Visuais.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

De Bom, F. costa, & Schlindwein, L. M. (2019). O jogo protagonizado infantil como um ato artístico: uma abordagem histórico-cultural (The children protagonized game as an artistic act: a historical-cultural approach). Crítica Educativa, 4(2), 260–274. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.334

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais