“O que aconteceu ainda está por vir”: a música “Índios” e o ensino de história do Brasil (What happened is yet to come": the song "Índios" and the teaching of Brazilian history)

Autores

  • Fábio Chilles Xavier Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.337

Palavras-chave:

Ensino de História. Vygotsky. Rock Nacional. Legião Urbana. Sociointeracionsimo.

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa-ação que buscou identificar possíveis contribuições da música “Índios”, da banda Legião Urbana, para o ensino de História, a partir do trabalho como docente de um colégio particular da região de Itapetininga-SP. A música foi entendida aqui como um importante objeto de mediação cultural, vinculado as concepções socio-interacionistas de Lev Vygotsky. Assim buscou-se analisar as contribuições de uma sequência didática desenvolvida com estudantes do primeiro ano do ensino médio, sobre os conteúdos “Invasão e Colonização do Brasil”, tendo como suporte a música “Índios” (1986). Entre os resultados obtidos está a conclusão de que o trabalho realizado oportunizou formulações mentais entre os estudantes que demonstraram envolvimento com agentes históricos de outras temporalidades e relevantes apropriações conceituais de temas históricos, tendo uma música com ricas qualidades alusivas como um dos eixos gravitacionais da aprendizagem.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Xavier, F. C. (2019). “O que aconteceu ainda está por vir”: a música “Índios” e o ensino de história do Brasil (What happened is yet to come": the song "Índios" and the teaching of Brazilian history). Crítica Educativa, 4(2), 164–179. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.337

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais