Think tanks da nova direita e suas estratégias de cooptação: o caso do programa Imil (Instituto Millenium) na sala de aula (Think tanks of the new right and its cooptation strategies: the case of the program Imil (Instituto Millenium) in the classroom)

Autores

  • Eduardo Carvalho Ferreira Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.338

Palavras-chave:

Think tanks. Instituto Millenium. Pensamento liberal-conservador. Nova direita. Formação de Lideranças.

Resumo

Neste começo de século temos acompanhado no Brasil um movimento crescente de constituição de think tanks situados à direita do espectro político e que se dedicam à formação de ativistas alinhados com a promoção de valores liberais, como a afirmação do individualismo, o direito de propriedade, a economia de mercado, a redefinição do papel do Estado, a meritocracia, a eficiência. Este é o caso do Instituto Millenium, objeto deste artigo, que mesmo tendo uma filiação mais próxima do campo econômico, nos últimos anos tem estreitado seus laços com as Instituições de Ensino Superior ao organizar e participar de mesas, eventos e encontros para emitir seu posicionamento ideológico por meio de seus articulistas. Por essa razão, neste artigo, tentaremos entender essa aproximação e mostrar como esta organização e sua rede tem se movimentado para promover seus valores e difundir sua missão. Especificamente, analisamos o programa Imil na sala de aula. Conclui-se que este programa faz parte da tática de expansão ideológica do Instituto Millenium, cuja meta é a formação de novos quadros militantes e lideranças políticas oriundas das fileiras universitárias e comprometidas com a causa da nova direita liberal-conservadora brasileira.

Biografia do Autor

Eduardo Carvalho Ferreira, Universidade de São Paulo.

Professor Contratado III do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Ferreira, E. C. (2019). Think tanks da nova direita e suas estratégias de cooptação: o caso do programa Imil (Instituto Millenium) na sala de aula (Think tanks of the new right and its cooptation strategies: the case of the program Imil (Instituto Millenium) in the classroom). Crítica Educativa, 4(2), 24–40. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.338

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais