Deficiência e processo educativo: a influência do trabalho enquanto categoria social

Autores

  • Eliane Brunetto Pertile Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Elisabeth Rossetto Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.35

Palavras-chave:

Sala de Recursos Multifuncional. Processo educativo. Deficiência intelectual. Trabalho.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo das relações estabelecidas entre educação e trabalho como forma de compreender a proposta direcionada pelo Ministério da Educação (MEC) para o trabalho docente na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) com alunos com deficiência intelectual. O mesmo deu-se por meio de uma investigação bibliográfica e documental na qual priorizamos a análise dos materiais de orientação divulgados pelo MEC. A proposta para o trabalho docente com os alunos da área intelectual apresenta uma concepção de aprendizagem espontaneísta e não atribui a ênfase necessária ao ato de ensinar e aos conteúdos escolares.  As constatações obtidas nos indicaram a necessidade de compreender as relações materiais que as determinam. Com base nos pesquisadores a que recorremos, as orientações direcionadas ao trabalho docente são coerentes com a formação do homem adequado para a composição da mão de obra atualizada às exigências do processo produtivo contemporâneo. Assim, preveem uma formação unilateral, com aquisição de competências restritas. Constatamos que uma vez que estejam em concordância com as demandas da formação esperada para a reprodução das condições vigentes, as proposições para o trabalho docente não convergem para a humanização dos sujeitos com deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Rede Estadual de Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa GEPEE

Elisabeth Rossetto, Universidade estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Docente efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, do programa de Pós Graduação em Educação. Doutora em Educação pela UFRGS. Lider do Grupo de Pesquisa GEPEE e membro do NEPIE (Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar/UFRGS)

Referências

BIANCHETTI, L. Um olhar sobre a diferença: integração, trabalho e cidadania. Campinas, SP. Papirus, 1998.

BRASIL. Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. MEC/SEESP: Brasília/DF, 2007.

______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

FACCI, M. G. D.; TULESKI, S. C. Da Apropriação da Cultura ao Processo de Humanização: O Desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. s/d. Disponível em: <http://www.faficp.br/dirposgrad/gepem/texts/gepem070-007.pdf>. Acesso em 20 de novembro de 2013.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1966.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

MARX, K. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MIRANDA, T. G. Trabalho e deficiência: velhos desafios e novos caminhos. In: Eduardo José Manzini (Org.). Inclusão e acessibilidade. Marília, SP: ABPEE, 2006. p. 159-170.

NAGEL, L. H. O estado brasileiro e as políticas educacionais a partir dos anos 80. In: NOGUEIRA, F. M. G. (Org.). Estado e políticas sociais no Brasil: conferências do seminário estado e políticas sociais no Brasil e textos do relatório parcial do projeto de pesquisa – programas nas áreas de educação e saúde no estado do Paraná: sua relação com as orientações do BID e BIRD e sua contribuição na difusão das propostas liberalizantes em nível nacional. Cascavel: EDUNIOESTE, p.99-122, 2001.

NEVES, L.; PRONKO, M. A. O Mercado do Conhecimento e o Conhecimento para o Mercado: da Formação para o Trabalho Complexo no Brasil Contemporâneo. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, Celso João (Org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

TUMOLO, P. S. O Trabalho na Forma Social do Capital e o Trabalho como Princípio Educativo: Uma Articulação Possível? Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 239-265, Jan./Abr. 2005

Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 16 de dezembro de 2014.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VIGOTSKI, L. S. Obras completas. Tomo V. Fundamentos de defectología. Cuba: Editorial Pueblo Educación, 1983.

ZANARDINI, J. B.; DEITOS, R. A. Trabalho, Prática Educativa e Política Educacional. Cascavel, mimeo, s/d.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Pertile, E. B., & Rossetto, E. (2016). Deficiência e processo educativo: a influência do trabalho enquanto categoria social. Crítica Educativa, 2(1), p.116–128. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.35

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais