Significações de professores de Ciências sobre a realidade de proletarização (The importance of Science teachers in relation to the reality of proletarization)

Autores

  • Mayara Martins da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Biociências Campus de Botucatu
  • Luciana Maria Lunardi Campos Departamento de Educação - Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP Botucatu
  • Leandro Jorge Coelho Departamento de Educação - Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.350

Palavras-chave:

Proletarização. Professor. Profissão.

Resumo

Esta pesquisa tem como temática central a proletarização docente, compreendida, a partir do entendimento de que os professores, como categoria profissional, passam por um processo de desqualificação, perda do controle e desvalorização de seu trabalho. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar significações de professores/as da rede pública estadual sobre a proletarização docente. O estudo caracteriza-se por ser uma abordagem qualitativa e exploratória. Neste texto, são apresentados dados obtidos por meio de entrevista, com três professores da rede pública estadual de uma cidade no interior do estado de São Paulo, e a análise de dados pautou-se na proposta de Núcleos de significação. A expressão parcial das significações é considerada um alerta importante para a reflexão sobre os cursos de formação inicial de professores, no sentido de indicar a necessidade desses cursos contribuírem para a formação dos professores como trabalhadores que analisam e compreendem

Biografia do Autor

Mayara Martins da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Biociências Campus de Botucatu

Graduanda em Ciências Biológicas (modalidade licenciatura) no Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Luciana Maria Lunardi Campos, Departamento de Educação - Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP Botucatu

Professora no Departamento de Educação do Instituto de Biociências/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e no Programa de Pós -Graduação em Educação para Ciência- Faculdade de Ciências- UNESP- Bauru. Atua no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, com foco em: formação de professores, ensino de Ciências, Pedagogia Histórico- Crítica e prática pedagógica. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais".

Leandro Jorge Coelho, Departamento de Educação - Instituto de Biociências de Botucatu - UNESP Botucatu

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado (2010) e Licenciatura (2011) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Botucatu e mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru (2014). Atualmente é doutorando em Educação para a Ciência na mesma instituição. É membro do Grupo de Pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Silva, M. M. da, Campos, L. M. L., & Coelho, L. J. (2019). Significações de professores de Ciências sobre a realidade de proletarização (The importance of Science teachers in relation to the reality of proletarization). Crítica Educativa, 5(1), 277–292. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.350

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais