Movimentos conservadores no âmbito da educação no Brasil: disputas que marcaram a conjuntura 2014 a 2018 (Conservative movements in the education scope in Brazil: disputes that marked the conjuncture from 2014 to 2018)

Autores

  • André Luiz Batista da Silva Secretaria Municipal de Educação de Araucária; Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná - FANEESP. http://orcid.org/0000-0003-4831-0350
  • Maria Antônia de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Tuiuti do Paraná http://orcid.org/0000-0001-7514-8382

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.353

Palavras-chave:

Movimentos Sociais. Educação. Projeto Político.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar movimentos conservadores na área da educação, no período de 2014 a 2018, no Brasil. É fruto de pesquisa documental. São escolhidos três movimentos que têm na sua pauta a educação e que se mostram conservadores em relação ao projeto de sociedade, ao papel do Estado na efetivação de direitos sociais e à gestão educacional. São eles: Movimento Brasil Livre, Escola Sem Partido e Todos pela Educação. São estudados levando em conta as reflexões de Bringel (2016), Dagnino (2004) e Gohn (1997, 2003, 2013 e 2017). Na conjuntura estudada há fortalecimento de um projeto político conservador e autoritário de sociedade, que se espalha para a educação. Os movimentos utilizam o espaço público e as redes sociais digitais como meio de difusão de ideologia e das suas pautas políticas. Os movimentos conservadores atraem a classe trabalhadora sob bandeiras que criam certa ilusão sobre a sociedade e a educação.

 

Biografia do Autor

André Luiz Batista da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Araucária; Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná - FANEESP.

Licenciado em História pela Unespar – Campus FAFIPAR/Paranaguá. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Escola, cultura e ensino. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Professor da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Araucária e Professor do curso de Pedagogia da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná – FANEESP.

Maria Antônia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Tuiuti do Paraná

Graduada em Geografia pela UNESP-Presidente Prudente (1991). Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP (1994; 1999). Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012). É professora Associada C na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação. Tem artigos, livros e capítulos de livros publicados versando sobre o tema movimentos sociais e educação do campo. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C. Participa do GT 3 – Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos, ANPEd.

 

 

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Silva, A. L. B. da, & Souza, M. A. de. (2019). Movimentos conservadores no âmbito da educação no Brasil: disputas que marcaram a conjuntura 2014 a 2018 (Conservative movements in the education scope in Brazil: disputes that marked the conjuncture from 2014 to 2018). Crítica Educativa, 4(2), 7–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.353

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais