Paradigmas nacionalistas e concepções acerca da educação no Brasil: cientificismo, nacionalismo e ciências normativas para a ordem e o progresso (Nationalist paradigms and conceptions about education in Brazil: scientism, nationalism and normative sciences for order and progress)

Autores

  • Jefferson Rodrigues Barbosa Unesp

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.358

Palavras-chave:

Educação. Paradigmas. Sociologia. Cientificismo.

Resumo

Este artigo é baseado em pesquisa bibliográfica. No texto se afirma que no Brasil do século XX, o debate entre intelectuais sobre proposições acerca do Estado e das políticas educacionais, no período da gênese republicana, era orientado para a busca do que foi denominado “modernização da Nação”. À direita do espectro político, estes debates propiciaram manifestações marcadas por influências de concepções conservadoras e liberais, entretanto, as polêmicas e projetos sobre a educação nacional aqui se concretizaram em paradigmas também de fundamentos organicistas e cientificistas. Estas concepções sobre educação, sociedade e política receberam grande influência do positivismo e do funcionalismo, marcando as proposições sobre a educação no Brasil sob uma perspectiva instrumental para a orientação de condutas normatizadas para a propalada “ordem e o progresso”.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues Barbosa, Unesp

Jefferson Rodrigues Barbosa é doutor em Ciências Sociais pela UNESP e docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Universidade Estadual Paulista UNESP/FFC. Pesquisador e professor em Teoria Política, investiga intelectuais, ideologias e partidos políticos de direita. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Política no Mundo do Trabalho, cadastrado no CNPq e do do Grupo de Pesquisa "Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes" do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais -CLACSO. É Tutor do Programa de Educação TutorIal - PET/Ciências Sociais (FNDE-MEC). E, obteve financiamento da CAPES, CNPq e PET-MEC, apresentando os resultados de suas pesquisas em eventos nacionais e internacionais na área de Ciências Humanas.

Referências

BARBOSA, Jefferson Rodrigues. Chauvinimo e extrema direita: crítica aos herdeiros do sigma. São Paulo: Unesp, 2015.

BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2001.

LIMA, Maria R. Soares de; CERQUEIRA, Eli Diniz. O modelo político de Oliveira Vianna. Revista Brasileira de Estudos Políticos. Belo Horizonte, n. 30. Belo Horizonte: UFMG, p. 109, 1971.

CARVALHO, Delgado. Sociologia. São Paulo: Francisco Alves, 1931.

FERNANDES, Heloísa. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: EDUSP: Escuta, 1994.

LUKÁCS, G. El asalto a la razón. Fundo de Cultura Economica, México, 1959

MEUCCI, S. A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. Campinas: UNICAMP. 2000. (Dissertação de Mestrado).

PÉCAULT, D. Os Intelectuais e política no Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1979.

RODRIGUES, Cândido Moreira. A Ordem: uma revista de intelectuais católicos (1934-1945). Belo Horizonte: Autêntica/Fapesp, 2005.

PERUCCHI, Luciana. Saberes sociológicos nas escolas de nível médio sob a Ditadura Militar: os livros didáticos de OSPB. Florianópolis: UFSC, 2009, p. 60-61 (Dissertação de Mestrado).

Downloads

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Barbosa, J. R. (2019). Paradigmas nacionalistas e concepções acerca da educação no Brasil: cientificismo, nacionalismo e ciências normativas para a ordem e o progresso (Nationalist paradigms and conceptions about education in Brazil: scientism, nationalism and normative sciences for order and progress). Crítica Educativa, 4(2), 92–104. https://doi.org/10.22476/revcted.v4i2.358

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais