Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano (Émile Durkheim and moral education: the formation of the republican citizen)

Autores

  • Sidnei Ferreira de Vares Centro Universitário Assunção - UNIFAI - SP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.370

Palavras-chave:

Educação. Moral. Émile Durkheim. Positivismo. Representacionismo. Republicanismo.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar as posições assumidas por Émile Durkheim em relação à educação e à moral no contexto da Terceira República Francesa. Objetiva-se, pois, mapear o desenvolvimento de seu pensamento sociológico face às diversas fontes teóricas com as quais dialogou, bem como salientar as correções de rota por ele empreendidas com vistas a consolidar os valores mais apropriados à formação do cidadão republicano. Para tanto, o método empregado é eminentemente bibliográfico e qualitativo, e debruça-se sobre os principais trabalhos do autor, em especial sobre A Educação Moral, obra na qual o autor expõe suas concepções morais e pedagógicas.

Biografia do Autor

Sidnei Ferreira de Vares, Centro Universitário Assunção - UNIFAI - SP

Doutor e mestre em Educação pela USP (FEUSP). Professor do Centro Universitário Assunção - UNIFAI/SPe do Centro Univeristário Sant´Anna - UNISANTANNA/SP

Referências

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. 6ª ed. Traduzido por Sérgio Bath. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

COLLINS, Randall. Quatro tradições sociológicas. Traduzido por Raquel Weiss. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

DURKHEIM, Émile. DURKHEIM, Émile. “Representações Individuais e Representações Coletivas”. In: Sociologia e Filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1970.

DURKHEIM, Émile. “O individualismo e os intelectuais”. In: A ciência social e a ação. Traduzido por Inês Duarte Ferreira. São Paulo: Difel, 1975. p. 235-250.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 7ª ed. Traduzido por Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

DURKHEIM, Émile. Sociologia, educação e moral. Porto: Portugal: Rés, 1984.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. 2ª ed. Traduzido por Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Paulus. 1989.

DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica. Traduzido por Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1995.

DURKHEIM, Émile. Lições de sociologia. Traduzido por Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DURKHEIM, Émile. Pragmatismo e sociologia. Editora da UFSC/Editora da Unisul: Florianópolis/Tubarão, 2004.

DURKHEIM, Émile. O suicídio. Traduzido por Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2005.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DURKHEIM, Émile. A educação moral. Traduzido por Raquel Weiss. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DURKHEIM, Émile. “O Ensino Moral na Escola Primária”. In: Novos Estudos Cebrap, n. 78, v.1. Apresentação e tradução de Raquel Weiss. São Paulo: 2007. p. 59-75.

DUVIGNAUD, Jean. Durkheim. Traduzido por Joaquim João Braga. Lisboa: Edições 70, 1982.

FAUCONNET, Paul. “A Obra Pedagógica de Durkheim” In: DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 8ª ed. Traduzido por Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978. p. 9-31.

FERNANDES, Florestan. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. 4ª ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.

FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo: Edusp/Esculta, 1994.

FOURNIER, Marcel. Émile Durkheim. Paris: Fayard, 2007.

GENEYRO, Juan Carlos. La democracia inquieta: E. Durkheim y J. Dewey. Madri: Anthropos, 1991.

GIDDENS, Anthony. Durkheim. London: Fontana Press, 1986.

GIDDENS, Anthony. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. Traduzido por Cibele Saliba Rizek. São Paulo: Unesp, 1998.

GIDDENS, Anthony. Capitalismo e moderna teoria social. 6ª ed. Traduzido por Maria do Carmo Cury. Lisboa: Portugal: Presença, 2005.

GIROLA, Lidia. Anomia e individualism: Del diagnóstico de la modernidad de Durkheim al pensamiento contemporáneo. Barcelona: Anthropos, 2005.

HAWTHORN, Geoffrey. Iluminismo e desespero: uma história da sociologia. Traduzido por Célia Maria Euvaldo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

HEILBRON, Johan. La naissance de la sociologie. Paris: Agone, 2006.

LUKES, Steven. Durkheim su vida y su obra: estudio histórico-crítico. Madrid: Siglo XXI de España, 1984.

MAYO, Elton. The political problems of an industrial civilization. Boston: Harvard University Press, 1947.

MOSCOVICI, Serge. A invenção da sociedade: sociologia e psicologia. Traduzido por Maria Ferreira. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

NISBET, Robert. La formación del pensamiento sociológico. v. 1 e 2. Buenos Aires: Amorrortu, 2003.

ORTIZ, Renato. “Durkheim: arquiteto e herói fundador”. In: Ciências Sociais e trabalho intelectual. São Paulo: Olho dágua, 2002, p. 89–122.

PARSONS. Talcott. A estrutura da ação social. Traduzido por Vera Joscelyne. v. 1. Petrópolis/Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

PICKERING, William S. F. Durkheim and representation. London/New York: Routledge, 2000.

RODRIGUES, José Albertino (Org.). Durkheim. São Paulo: Ática, 1978.

SILVA, Augusto Santos. Entre a razão e o sentimento: Durkheim, Weber e a teoria das ciências sociais. 3ª ed. Porto: Afrontamento, 2001.

STEINER, Philippe. A sociologia de Durkheim. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.

WEISS, Raquel. “A Concepção de educação de Durkheim como chave para a passagem entre o positivo e o normativo”. In: MASSELA, Alexandre (Org.). Durkheim: 150 anos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009, p. 169-189.

ZEITLIN, Irving. Ideología y teoria sociológica. Buenos Aires: Amorrortu, 1973.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Vares, S. F. de. (2020). Émile Durkheim e a educação moral: a formação do cidadão republicano (Émile Durkheim and moral education: the formation of the republican citizen). Crítica Educativa, 5(2), 15–32. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.370

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais