A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017)

Autores

  • Rodrigo Mota Santos Universidade de São Paulo (USP)
  • Caian Cremasco Receputi Universidade de São Paulo (USP)
  • Thaiara Magro Pereira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.390

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. ENPEC. Teoria das Representações Sociais. Revisão bibliográfica.

Resumo

A educação é um importante campo nas pesquisas segundo a perspectiva da Teoria das Representações Sociais (TRS). No Brasil, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é importante para a comunidade acadêmica que pesquisa na área do Ensino de Ciências discutir diferentes temáticas sobre a Educação. Buscando compreender a penetração da TRS nas pesquisas dessa natureza, essa pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em seis edições do ENPEC, no período de 2007 a 2017. Foram identificados 52 trabalhos utilizando-se os termos “Representação Social” e “Representações Sociais”. Destes, 46 foram o corpus de texto desta pesquisa por sua natureza. Para analisar os trabalhos utilizou-se a Análise de Conteúdo, segundo pressupostos de Bardin (2009). Os resultados mostram que as principais áreas de conhecimento investigadas nos trabalhos são Biologia, Ciências e Química; os temas investigados versam, em sua maioria, sobre a “Diversidade da Vida”, “Meio Ambiente” e “Química e seus Conceitos”; os sujeitos investigados são, principalmente, os estudantes da Educação Básica, graduandos e professores. Conclui-se que os trabalhos publicados no ENPEC pretendem compreender quais as RS de professores e alunos sobre os aspectos das Ciências.  

Biografia do Autor

Rodrigo Mota Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Ciências - Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LiEQui/USP/CNPq

Caian Cremasco Receputi, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LIEQui/USP/CNPq.

Thaiara Magro Pereira, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem no Ensino de Química/LiEQui/USP/CNPq.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Santos, R. M., Receputi, C. C., & Pereira, T. M. (2019). A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017). Crítica Educativa, 5(1), 308–323. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.390

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais