Educação de jovens e adultos: uma vivência didática realizada com aporte no aplicativo Plickers (Education of youth and adults: a didactic living performed with contribution in Plickers application)

Autores

  • Rannyelly Rodrigues de Oliveira SEDUC
  • Débora Braga Prado Albuquerque
  • Francisco Régis Vieira Alves IFCE

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.394

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Didática. Cognição. Plickers.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de discutir como o aplicativo Plickers pode auxiliar na realização didática na Educação de Jovens e Adultos, por meio da compreensão dessa modalidade e de seus aspectos didáticos e cognitivos mobilizados, de modo local, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Cecy Ciladini (onde aconteceu a vivência didática). Para isso, foi utilizada a fase inicial (análises prévias) da Engenharia Didática como aporte teórico-metodológico. Foram feitas uma revisão bibliográfica e uma descrição de uma vivência didática realizada com suporte no aplicativo Plickers, a fim de evidenciar como seu uso pode ser relevante nessa modalidade. Assim, foi possível apontar aspectos didáticos e cognitivos, que podem auxiliar os docentes durante o processo da avaliação formativa, discutir a contribuição dos recursos tecnológicos na Educação de Jovens e Adultos e observar os entraves que precisam ser superados para que os instrumentos digitais proporcionem situações didáticas potencialmente eficazes. Além do mais, pode-se compreender a praticidade no desenvolvimento da aula com uso do Plickers, assim como a interação dos alunos devido à facilidade em usá-lo e o feedback imediato do resultado das avaliações, destacando que a aplicabilidade do dispositivo móvel no âmbito escolar é bem aceita pelos estudantes.

 

 

Biografia do Autor

Rannyelly Rodrigues de Oliveira, SEDUC

Licenciada em Matemática – IFCE, Especialista em Ensino de Matemática e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/ IFCE. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – UFRN. Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará, SEDUC. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-3850-5237>. E-mail: ranny.math.06@gmail.com

Débora Braga Prado Albuquerque

Licenciada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, Especialista em Educação de Jovens e Adultos – UFC. Centro de Educação de Jovens e Adultos de Sobral – CE. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-9324-9408>. E-mail: debora.prado13@hotmail.com

Francisco Régis Vieira Alves, IFCE

Mestre em Matemática Pura – UFC, Doutor em Educação – UFC. Coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/ IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE. ORCID: <https://orcid.org/0000-0003-3710-1561>. E-mail: fregis@ifce.edu.br

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Oliveira, R. R. de, Albuquerque, D. B. P., & Alves, F. R. V. (2019). Educação de jovens e adultos: uma vivência didática realizada com aporte no aplicativo Plickers (Education of youth and adults: a didactic living performed with contribution in Plickers application). Crítica Educativa, 5(1), 246–261. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.394

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais