As epistemes e a produção de saberes na contemporaneidade (Epistemes and the production of knowledge in contemporary times)

Autores

  • Luciel Antônio da Silva Macêdo
  • Eduardo Paiva de Pontes Vieira

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.399

Palavras-chave:

Educação. Epistemes. Pós-Modernidade. Michel Foucault.

Resumo

O artigo tem como objetivo discorrer sobre as condições epistêmicas que tornaram possíveis em cada período analisado a produção de saberes científicos, expressos por meio de discursos, e como esses discursos podem se constituir em práticas doutorais ou em demandas formativas na contemporaneidade. O estudo é baseado em pressupostos do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo, no conceito de episteme, o que nos possibilita compreender a produção dos saberes como resultado de um processo histórico e conjecturar uma episteme pós-moderna com enunciados que problematizem os saberes assumidos como verdades inquestionáveis e impulsionem práticas doutorais para além do racionalismo científico.

Biografia do Autor

Luciel Antônio da Silva Macêdo

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará e integrante do Grupo de Estudos em História e Filosofia das Ciências e da Educação. É professor de Biologia na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC) e participa como redator na área de Ciências, para implantação da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental. ORCID: <0000-0002-7849-689X>. E-mail: lucielmacedo@yahoo.com.br

Eduardo Paiva de Pontes Vieira

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professor do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA e Integrante do Grupo de Estudos em Filosofia e História das Ciências e da Educação, Docente permanente dos Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (Acadêmico) e Docência em Educação em Ciências (Profissional) da UFPA ORCID: <0000-0003-1641-7014>. E-mail: epontesvieira@gmail.com; eppv@ufpa.br

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

Macêdo, L. A. da S., & Vieira, E. P. de P. (2020). As epistemes e a produção de saberes na contemporaneidade (Epistemes and the production of knowledge in contemporary times). Crítica Educativa, 5(2), 33–42. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.399

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais