Agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018) (Agenda on the expansion of basic education in election manifests: “left right” wings in Mozambique and Brazil - 2014-2018)

Autores

  • Jonas António Francisco Universidade de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.406

Palavras-chave:

Moçambique-Brasil. Educação básica. Manifestos eleitorais. Direita-esquerda.

Resumo

O tema do presente artigo versa sobre agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018). Pretende analisar como o direito à educação tem sido proposto por atores partidários (políticos), a partir dos manifestos eleitorais. Especificamente visa a identificar as propostas, metas para a oferta da educação básica e, descrever as relações da agenda partidária (esquerda/direita) com projetos educacionais em contextos nacionais e/ou com agenda globalmente estruturada da educação. Metodologicamente é um estudo comparativo, por via das dimensões de esquerda-direita e mecanismos de gestão propostos. Pode-se, no fim, explicar como as propostas partidárias nem sempre identificam a ideologia partidária, em Moçambique e no Brasil.  

Biografia do Autor

Jonas António Francisco, Universidade de Minas Gerais

Nascido a 17 de outubro de 1979, em Dómuè-Angónia-Tete (Moçambique), em 1989, iniciou seus estudos primários no Njati Refugees Camp School - Dedza / Malawi, e entre 1994-1997 fez Ensino Fundamental na Escola da Missão de Lifidzi. De 2001 a 2002, cursou o Ensino Médio na Escola Secundária de Ulónguè-Tete. É graduado em Planificação, Administração e Gestão Educacional (UP Moçambique), Mestre em Educação Social (UFMS), desde 2018 participa do PASE/FAE - Doutorando em Conhecimento e Inclusão Social (UFMG). Docente na FEP-UniRovuma, desde 2011. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-5486-9057>. E-mail: jonas79angonia@gmail.com

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Francisco, J. A. (2019). Agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018) (Agenda on the expansion of basic education in election manifests: “left right” wings in Mozambique and Brazil - 2014-2018). Crítica Educativa, 5(1), 63–76. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.406

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais