Práticas musicais com alunos surdos na extensão universitária: acesso e participação

Autores

  • Lucia Helena Reily Universidade de Campinas - Unicamp
  • Márcia Regina Nepomuceno dos S. Oliveira Universidade de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.41

Palavras-chave:

Educação musical, Ensino de Música, Alunos Surdos, Inclusão, Libras

Resumo

As linguagens expressivas oferecem possibilidades de significação para pessoas com alterações de fala e linguagem. Este estudo apresenta relato sobre um projeto de música com alunos surdos de quatro a 18 anos. O trabalho se desenvolveu impulsionado por uma aluna de graduação de Pedagogia que propôs um projeto de iniciação científica sobre práticas musicais com alunos surdos; a iniciativa foi acolhida no espaço de atendimento em artes visuais no decorrer de 2014 com cinco grupos de alunos surdos num programa de extensão universitária. Desenvolveram-se conversas sobre a presença da música na família; experimentos de física, que pretendiam “tornar o som visível”; construção de instrumentos nas quatro categorias (idiofone, membranofone, cordofone e aerofone); improvisação musical; vivências com notações musicais intuitivas e pautadas em George Self. Os resultados mostraram que os alunos surdos, apesar de inicialmente expressarem sentimentos de incapacidade e resistência ao serem convidados a participar, tiveram facilidade de manejar ferramentas e construir e decorar os instrumentos; engajaram-se nas atividades rítmicas, nos batuques e na imitação de danças rítmicas conhecidas. O projeto valorizou a participação e explorou maneiras acessíveis de desfrutar das vivências musicais. 

Biografia do Autor

Lucia Helena Reily, Universidade de Campinas - Unicamp

Lucia Reily graduou-se com Bacharel em Artes - Indiana University (1974), com Revalidação em Educação Artística: hab. Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978). Fez o mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Escolar na mesma universidade (1994). Atualmente é docente associada da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, no Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, e Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, estudos da deficiência, arte e deficiência, formação de professores e artes visuais.

Márcia Regina Nepomuceno dos S. Oliveira, Universidade de Campinas - Unicamp

Graduanda de Pedagogia na Universidade de Campinas - Unicamp.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Reily, L. H., & Nepomuceno dos S. Oliveira, M. R. (2015). Práticas musicais com alunos surdos na extensão universitária: acesso e participação. Crítica Educativa, 1(2), p.127–141. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.41

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais