Decolonialidade dos saberes históricos da África e América Latina descolonizadas (The decoloniality of historical knowledge in decolonized Africa, Asia and Latin America)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.411

Palavras-chave:

Educação. Decolonialidade. Descolonização da África.

Resumo

Neste artigo, observa-se, na perspectiva dos estudos decoloniais, a história da descolonização da África, com ênfase na educação. Trabalhos publicados na coleção UNESCO – História geral da África: estudos e documentos embasaram a presente obra. A História geral da África foca a historicidade da África e suas relações com outros continentes, especialmente com a Ásia e América Latina. Dessa série foram publicados doze números; entre eles estão as temáticas que ajudaram na fundamentação deste artigo: A descolonização da África: África Meridional e Chifre da África [Nordeste da África] (número 5) e O processo de educação e a historiografia na África (número 9), além de se buscar por delimitações e aprofundamentos na obra 1492 O Encobrimento do Outro: a origem do “mito da Modernidade”: Conferências de Frankfurt, escrita por Enrique Dussel.

Biografia do Autor

Clayton Messias, Universidade São Francisco (USF)

Doutorando em Educação; Mestre em Educação; Especialista em Formação Docente para a Atuação em Educação a Distância; Master of Business Administration (MBA) em Administração e Logística; Bacharel em Teologia; Bacharel em Administração; Técnico em Processamento de Dados (Tecnologias da Informação e Comunicação); Cursando o Técnico em Música. Professor em Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação). Professor e Tutor em Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e Técnico. Participante dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETCLA) e Grupo de Pesquisa: Estudos Foucaultianos e Educação (GPEFE) Áreas de Atuação: Educação; Teologia; Música; Administração e Logística; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco (USF)

Pós-Doutor pela Universidade São Francisco (USF-SP), através do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (CAPES) em Educação (2015).Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - CAPES), em 2010. Mestre em Filosofia (concentração em Ética) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP), em 2003. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS-MG), em 1999. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí (FAI-MG), em 1997. Trabalhou na função de Professor na FAI, na UNIVÁS, no UNIS-MG e na Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (ETE-MG), na Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA-MG) nos Cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia, no Curso de Graduação na Faculdade de Enfermagem Wenceslau Braz (FWB-MG), em Itajubá. Trabalhou como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde - (UNIVÁS) e na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). É Membro da Plataforma Brasil como Pesquisador. 

Referências

DUSSEL, Enrique. 1492 - O encobrimento do outro: a origem do “mito da Modernidade”: Conferências de Frankfurt. Trad. de Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976).

Trad. de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HEGEL, G. W. F. Lecciones de filosofía de la historia universal. Edição castelhana. Buenos Aires: Revista de Occidente, 1946.

UNESCO. História geral da África - I: Metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph Ki Zerbo. 2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010.

UNESCO. História geral da África - VIII: África desde 1935, História geral da África. Editado por Ali A. Mazrui e Christophe Wondji. Brasília: UNESCO, 2010.

MARX, K. 1859. Critique de l’économie politique. Trad. de M. Rubel e L. Evrard. Paris: Gallimard, 1963.

MESSIAS, Clayton. Educação e decolonialidade do saber: um debate entre Michel Foucault, Enrique Dussel e as teorias críticas latino-americanas. Dissertação de Mestrado. Itatiba, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. (Universidade São Francisco), 2018.

MIGNOLO, Walter. Histórias Locais / Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

Messias, C., & da Silveira, C. R. (2019). Decolonialidade dos saberes históricos da África e América Latina descolonizadas (The decoloniality of historical knowledge in decolonized Africa, Asia and Latin America). Crítica Educativa, 5(1), 55–62. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.411

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais