Crianças com doença renal crônica não estudam?

Autores

  • Adriana Lia Friszman de Laplane Universidade Estadual de Campinas
  • Samira Fiorezi Jajbhay Universidade Estadual de Campinas
  • Jacqueline Caroline Costa Frederico Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.42

Palavras-chave:

educação inclusiva, crianças e adolescentes, doença renal crônica, direitos humanos.

Resumo

A participação de um grupo de estudantes na enfermaria de diálise pediátrica de um serviço de saúde público estadual cujo objetivo era levar atividades lúdicas às crianças e adolescentes que realizam o procedimento revelou que a maioria das crianças com doença renal crônica que necessitam hemodiálise não frequenta a escola. O presente estudo propõe uma discussão sobre o direito à educação e sobre as condições do sistema de ensino para atender esses alunos.

Biografia do Autor

Adriana Lia Friszman de Laplane, Universidade Estadual de Campinas

Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação - Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Samira Fiorezi Jajbhay, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda da Faculdade de Educação

Jacqueline Caroline Costa Frederico, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do programa em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Friszman de Laplane, A. L., Fiorezi Jajbhay, S., & Costa Frederico, J. C. (2015). Crianças com doença renal crônica não estudam?. Crítica Educativa, 1(2), p.218–229. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.42

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais