Adolescentes em situação de conflito com a lei e o atendimento inicial integrado: entrevista com o Padre Agnaldo Soares Lima (Adolescents in conflict with the law and integrated inicial care: interview with Priest Agnaldo Soares Lima)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.421

Palavras-chave:

Ato Infracional. Juventudes. Sistema Socioeducativo. Padre Agnaldo Soares Lima. Pedagogia Salesiana.

Resumo

A entrevista que se segue apresenta um debate instigante sobre a justiça juvenil a partir do posicionamento educativo e político do Padre Agnaldo Soares Lima, seguidor da Pedagogia Salesiana. Padre Agnaldo lança um olhar humanista para compreender os estilos de vida dos jovens infratores e aponta caminhos para a aplicabilidade do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Federal de São Carlos

Pedagogo, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com período sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers - CNAM, Paris/França. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (2018 – 2021). E-mail: socioeducativo.julio@gmail.com

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Especialista em Saúde Pública com Capacitação em Saúde Mental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: relopes@ufscar.br

Referências

ANTÃO, Renata Cristina do Nascimento. O Direito à Educação do Adolescente em Situação de Privação de Liberdade. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2012, p. 228.

BARROS, Aline Menezes de. Escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação: estudo bibliográfico. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Educação, 2015.

BAZÍLIO, Luiz Cavalieri. O menor e a ideologia de segurança nacional. Belo Horizonte: Veja-Novo Espaço, 1985.

BECHER, Franciele. Os “menores” e a FUNABEM: influências da ditadura civil-militar brasileira. In: Simpósio Nacional de História. 1, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011, p. 1-16.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989 – 1992). Edição estabelecida por Patrick Champagne. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. 1ª Edição. São Paulo – SP: Companhia das Letras, 2014.

BRASIL. Lei 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm>. Acesso em: 29 de jul. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 22 Mar. 2019.

COSTA, Antonio Carlos Gomes. A mutação social. São Paulo – SP: Columbus, 1990.

DIGIÁCOMO, Murillo José; DIGIÁCOMO, Ildeara Amorim. Estatuto da criança e do adolescente anotado e interpretado. 6ª ed. Curitiba – PR: Ministério Público do Estado do Paraná, 2013.

LIMA, Agnaldo Soares. Guia para implantação do atendimento inicial ao adolescente a quem se atribui autoria de ato infracional. 1ª ed. Brasília – DF: Editora Dom Bosco, 2013.

RIZZINI, Irene. A criança e a lei no Brasil: revisitando a história (1822-2000). Brasília: UNICEF; Rio de Janeiro: USU Ed. Universitária, 2000.

RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização da criança no Brasil: percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro – RJ: Ed. PUC – Rio; São Paulo – SP: Loyola, 2004, p. 88.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

Francisco, J. C., & Lopes, R. E. (2019). Adolescentes em situação de conflito com a lei e o atendimento inicial integrado: entrevista com o Padre Agnaldo Soares Lima (Adolescents in conflict with the law and integrated inicial care: interview with Priest Agnaldo Soares Lima). Crítica Educativa, 5(1), 324–332. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.421

Edição

Seção

Entrevistas