Proclamação de um dia mundial da filosofia - introdução e tradução de texto da UNESCO de 2005 (The Proclamation of a World Philosophy Day: introduction and translation of the 2005 UNESCO text)

Autores

  • Marcus Rafael Rodrigues Rede Pública do Estado de São Paulo no Programa de Ensino Integral

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.422

Palavras-chave:

UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Filosofia. Dia mundial da filosofia.

Resumo

O estabelecimento pela UNESCO de um dia internacional para a Filosofia situa-se entre as várias iniciativas da instituição na busca de aprofundamento intelectual, e ao mesmo tempo prático, em vista de uma renovada conduta global de consciência e convivência tolerante; de respeito às incontáveis idiossincrasias que se apresentam como fenômeno social da atualidade. Outro fator motivador de tais iniciativas e que não pode ser relegado, é a crescente projeção de ideologias de cunho avesso ao pretendido pela comunidade internacional após os eventos belingerantes do último século. A educação desde os alertas de Adorno em “Educação após Auschwits” tem sido o baricentro de confluência dos esforços em formar novas gerações capazes da convivência pacífica. Nesse sentido, a tradução do presente documento como incentivo ao filosofar, traz novo impulso a esse intento, dado propor a partir do que há de mais fundamental nas diversas sociedades, a escola, a promoção de novas mentalidades e comportamentos propositivos. O encorajamento do ensino de filosofia nas escolas regulares tornou-se, dessa maneira, o meio mais eficaz de socializar a produção cultural de maturidade em relação aos Direitos e à Dignidade humana como um todo.

Biografia do Autor

Marcus Rafael Rodrigues, Rede Pública do Estado de São Paulo no Programa de Ensino Integral

Mestre em Educação pela UFSCAR-Sorocaba, bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciado em Filosofia e Letras, possui especialização em: História, Cultura e Teologia Judaico-Cristã; em Ensino de Filosofia; e em Planejamento e Implementação da Educação a Distância. Possui ainda, experiência em EAD e atua como professor da Rede Pública do Estado de São Paulo no Programa de Ensino Integral.

Referências

UNESCO. Stratégie intersectorielle concernant la philosophie. 2006. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000145270>. Acessado em: 30/10/2019.

DIOGÈNE. Revue internationale des sciences humaines La stratégie de I'UNESCO pour la philosophie Pierre Sané Dans Diogène 2008/4 (n° 224), pages 109 à 110.

UNESCO. Proclamação de um dia mundial da filosofia. Decisão 171/EX15. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140277_spa/PDF/140277spa.pdf.multi>. Acessado em: 05 mai. 2019.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Rodrigues, M. R. (2019). Proclamação de um dia mundial da filosofia - introdução e tradução de texto da UNESCO de 2005 (The Proclamation of a World Philosophy Day: introduction and translation of the 2005 UNESCO text). Crítica Educativa, 5(1), 333–353. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.422

Edição

Seção

Traduções