Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências em escolas do campo no município de Timon - MA (Assessment of learning in science teaching in rural schools in the city of Timon - MA)

Autores

  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí
  • Paulo José Santana Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.423

Resumo

O objetivo geral desse estudo foi conhecer as dificuldades apontadas por professores de Ciências Naturais de escolas do campo nos processos de avaliação da aprendizagem. Especificamente, objetivou caracterizar as práticas de avaliação da aprendizagem nas escolas de campo e identificar as dificuldades citadas pelos professores na avaliação dos estudantes. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, o questionário. O cenário da investigação constituiu-se de três escolas do campo, situadas em comunidades rurais do município de Timon (MA). Os interlocutores foram quatro professores de Ciências Naturais, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Os resultados apontam que as principais dificuldades de avaliar os estudantes são: identificação dos níveis de aprendizagem de cada aluno, frustração dos docentes diante de resultados insatisfatórios e a prevalência de métodos tradicionais que incluem a prova escrita como principal instrumento, ainda utilizada como punição e pressão psicológica dos alunos. Dessa forma, é necessário que a Secretaria Municipal de Educação desenvolva processos formativos críticos e reflexivos, através dos quais, os professores reflitam sobre suas concepções de educação e avaliação e os interesses subjacentes as mesmas, desenvolvendo assim, novas práticas de avaliação fundamentadas numa perspectiva formativa e inclusiva.

 

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí;

Professora Titular do Curso de Licenciatura em Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus de TEresina.

https:// orcid.org/0000-0003-3652-8213; http://lattes.cnpq.br/3832472151302951

Paulo José Santana, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí, Campus de Teresina. Professor da Educação Básica no município de Timon- MA

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, S. R.; MOLINA M. C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2005.

BRASIL. Lei nº 9.394/20 dez. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Belo Horizonte: UFMG, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Referências para uma política de educação do campo: caderno de subsídios. Brasília, 2005.

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação educacional em três atos. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac, 2004.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Referências para uma política nacional de educação do campo: caderno de subsídio. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica; Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo, 2005.

FERNANDES, C.; FREITAS, L. C. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2008.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2001.

GARCIA, R. L. A avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso. In: STEBAN, Maria Teresa. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. 8ª ed. São Paulo: Ática,2006.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e realidade, 1995.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 10ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. 8. ed. São Paulo: Loyola, 1989.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIMA, E. de S. Educação do campo, currículo e diversidades culturais. Espaço do Currículo, Paraíba, v. 6, n. 3, p. 608-619, Set./Dez. 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MALTA, S. C. L. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Espaço do Currículo, v. 6, n. 2, p. 340-354, Maio a Agosto de 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec>. Acesso em: 26 out. 2019.

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimento básico, pesquisa bibliográfica, projeto e publicação científica. São Paulo: Atlas, 2007.

RAPHAEL, H. S; CARRARA, K. Avaliação sob exame. Campinas: Autores Associados, 2002.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1995.

SAVIANI. D. Escola e democracia. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

STEBAN, M. T. A avaliação no cotidiano escolar. In: STEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

VASCONCELOS, C. dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1994.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Melo, R. A., & Santana, P. J. (2020). Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências em escolas do campo no município de Timon - MA (Assessment of learning in science teaching in rural schools in the city of Timon - MA). Crítica Educativa, 5(2), 43–58. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i2.423

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais