Iniciativas de atenção ao estudante com altas habilidades/superdotação: levantamento e análise
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.43Palavras-chave:
Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Atendimento. Enriquecimento.Resumo
Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) fazem parte do público alvo da educação especial, sendo garantido por lei a identificação e atendimento educacional especializado (AEE), desta maneira, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar, por meio de artigos científicos e dissertações/teses, iniciativas de atenção à estudantes com AH/SD. Para tanto, buscamos na base de dados Scielo, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e Jornada de Educação Especial, artigos que tratassem de iniciativas de atendimento para este alunado. Foram encontradas 24 produções, sendo que nove referiam-se a iniciativas de projetos e centros, oito versavam sobre AEE e cinco sobre o Núcleos de Atividades de Altas Habilidades, consideramos que as iniciativas de atenção à estudantes AH/SD, mostram-se pontuais, concentrando-se em alguns estados brasileiros. Apontamos a necessidade de expandir as iniciativas de atendimento, e acreditamos que o maior número de estudos e de pesquisadores interessados no tema, promovem uma expansão da temática, proporcionando a ela maior cientificidade e um impacto positivo na vida escolar destes estudantes.
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