Iniciativas de atenção ao estudante com altas habilidades/superdotação: levantamento e análise

Autores

  • Ketilin Mayra Pedro Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.
  • Clarissa Maria Marques Ogeda Graduanda em Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.
  • Miguel Claudio Moriel Chacon Professor do Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.43

Palavras-chave:

Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Atendimento. Enriquecimento.

Resumo

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) fazem parte do público alvo da educação especial, sendo garantido por lei a identificação e atendimento educacional especializado (AEE), desta maneira, o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar, por meio de artigos científicos e dissertações/teses, iniciativas de atenção à estudantes com AH/SD. Para tanto, buscamos na base de dados Scielo, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial, Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e Jornada de Educação Especial, artigos que tratassem de iniciativas de atendimento para este alunado. Foram encontradas 24 produções, sendo que nove referiam-se a iniciativas de projetos e centros, oito versavam sobre AEE e cinco sobre o Núcleos de Atividades de Altas Habilidades, consideramos que as iniciativas de atenção à estudantes AH/SD, mostram-se pontuais, concentrando-se em alguns estados brasileiros. Apontamos a necessidade de expandir as iniciativas de atendimento, e acreditamos que o maior número de estudos e de pesquisadores interessados no tema, promovem uma expansão da temática, proporcionando a ela maior cientificidade e um impacto positivo na vida escolar destes estudantes.

Biografia do Autor

Ketilin Mayra Pedro, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.

Licencitatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru.

Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília, com período sanduíche na Universidade de Barcelona.

Clarissa Maria Marques Ogeda, Graduanda em Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.

Possui formação Técnica em Nutrição e Dietética pela instituição Senac São Paulo (2013) . Atualmente é graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília. Atua como educadora nutricional do Programa de Atenção ao Aluno Precoce com Comportamento de Superdotação - UNESP/Marília. Membro do Grupo de Pesquisa: Educação e Saúde de Grupos Especiais (Unesp/Marília e Famema).

Miguel Claudio Moriel Chacon, Professor do Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Campus Marília.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (1983), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (2001) e doutorado em Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2000). Atualmente é professor assistente doutor - rdidp da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, altas habilidades, superdotação, identificação e família

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Pedro, K. M., Marques Ogeda, C. M., & Moriel Chacon, M. C. (2015). Iniciativas de atenção ao estudante com altas habilidades/superdotação: levantamento e análise. Crítica Educativa, 1(2), p.200–217. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.43

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais