O rap como poesia negra da diáspora: modos de dizer, modos de fazer literatura (Rap as poetry of black diaspora: ways of saying, ways of making literature)

Autores

  • Silvana Carvalho da Fonseca Instituto Federal Baiano, campus Senhor do Bonfim

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.430

Palavras-chave:

Hip hop. Diáspora negra. Rap. Literatura. Descolonização.

Resumo

A poética do movimento hip hop na diáspora negra explode em variadas linguagens ético/estéticas, que provocam questionamentos, deslocamentos, realocações de conceitos, produzindo experiências estéticas redimensionadas a partir das experiências históricas dos sujeitos participantes desse movimento cultural. A pintura, a música, a poesia e a dança assumem configurações diversas, de acordo com as comunidades culturais em que são produzidas. Aí estão imantadas performances sonoras, poéticas, imagéticas, que convergem na (re) criação de novas linguagens. Esse artigo tem como foco discutir, a partir da poética do rap no Brasil e Angola, como o estudo dessas novas propostas poéticas no cenário das contranarrativas da contemporaneidade reverbera questões que nos parecem essenciais para o ensino de literatura e da crítica literária, no sentido de abarcar as novas produções através de uma reformulação dos seus critérios, centrados, nas periferias, além de trazer a proposição de um maior intercâmbio entre as produções artísticas da diáspora negra.

Biografia do Autor

Silvana Carvalho da Fonseca, Instituto Federal Baiano, campus Senhor do Bonfim

Silvana Carvalho da Fonseca

Mestre em Letras (UFPE), Doutora em Literatura e Cultura (UFBA).

Docente no Instituto Federal Baiano, campus Senhor do Bonfim.

Endereço Completo: Rua Magno da Purificação, 29. Lauro De Freitas/ BA. CEP 427000000

Telefone: (71) 991714906

Endereço eletrônico: SILVANA_CARVALHO22@HOTMAIL.COM

ORCID:  0000-0001-8263-3482


Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. I. Trad. de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Edições 34, 2011.

DERRIDA, Jacques. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: DERRIDA, Jacques. A escrita e a diferença. 4ª ed. revista e ampliada. Trad. de Maria Beatriz Marques Nizza da Silva, Pedro Leite Lopes e Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós- modernidade. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva; Guaracira Lopes Louro. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1990.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

HERSCHMANN, Michael. O funk e o hip hop invadem a cena. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2000.

MUNANGA, Kabengele. O que é africanidade. In: Vozes da África. São Paulo: Duetto, edição especial, n. 6, 2007.

MV BILL; ATHAYDE, Celso. Cabeça de Porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

MV BILL; ATHAYDE, Celso. Falcão: Meninos do Tráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.

RATTS, Alex. Eu sou atlântica; sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Insitituo Kuanza; Imprensa Oficial, 2006.

SANTOS, José Henrique de Freitas. Afrociberdélicos: afrociberdelia e plágiocombinação nas letras de Chico Science e Nação Zumbi. Salvador: Quarteto, 2006.

SANTOS, José Henrique de Freitas; RISO, Ricardo. Afro-Rizomas na Diáspora Negra: as literaturas africanas na encruzilhada brasileira. Rio de Janeiro: Kitabu, 2013.

SANTOS, Robson Ferreira. A notícia plena ou argumentos para o espanto. Salvador: Organismo, 2016.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip hop. São Paulo: Parábola, 2011.

SOUZA, Neusa dos Santos. Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão o social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

WALTER, Roland. Afro-América: Diálogos Literários na Diáspora Negra das Américas. Recife: Bagaço, 2009.

WEST, Cornel. The dilema of the black intellectual. In.: The Cornel West: reader. Trad. e notas de Braulino Pereira de Santana, Guacira Cavalcante e Marcos Aurélio Souza. Basic Civitas Books, 1999, p. 302-315.

ZENI, Bruno. O negro drama de fazer rap: entre uma lei do Cão e a lei da selva. Estud. av. [online], v. 18, n. 50, p. 225-241, 2004.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

da Fonseca, S. C. (2019). O rap como poesia negra da diáspora: modos de dizer, modos de fazer literatura (Rap as poetry of black diaspora: ways of saying, ways of making literature). Crítica Educativa, 5(1), 135–145. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.430

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais