Culturas infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador (Children's cultures and Oxossi: how to decolonize with the confidence of a hunter's son)

Autores

  • Ellen Gonzaga Lima Souza Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA)
  • Babalorixá Oguntobi Daniel Gonzaga Costa

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.432

Palavras-chave:

Culturas Infantis. Candomblé. Ancestralidade. Colonialidade do poder.

Resumo

O presente artigo intitulado “Culturas Infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador” tem como objetivo apresentar parte das experiências partilhadas com Aquilles de Oxóssi, criança negra de seis anos, que vivencia e anuncia seu pertencimento no candomblé da Egbe IREO. Trata-se de uma interlocução entre as produções de culturas infantis com aportes afrocentrados, que busca uma conexão triangulada, Brasil-Candomblé-África. Esta interlocução forja algumas possibilidades de rompimento com a colonialidade do poder tendo como eixo orientador as atividades realizadas por Aquilles, Ele, na convivência com a comunidade, vai mostra diferentes possibilidades de conexões com a ancestralidade.

Biografia do Autor

Ellen Gonzaga Lima Souza, Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA)

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista UNESP campus de Marília. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos–SP (UFSCar). Docente na Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA) e coordenadora do grupo de pesquisa LAROYÊ – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7945-9353. E-mail: ellenl.souza@ufla.br

Babalorixá Oguntobi Daniel Gonzaga Costa

Licenciado em Letras pela UNISANTANA. Babalorixá e Diretor de Culto da Egbe IREO. E-mail: danielgonzaga823@gmail.com

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Souza, E. G. L., & Costa, B. O. D. G. (2019). Culturas infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador (Children’s cultures and Oxossi: how to decolonize with the confidence of a hunter’s son). Crítica Educativa, 5(1), 45–54. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.432

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais