Relações raciais: o olhar dos professores sobre as crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop no Mato Grosso (Racial relations: a teacher’s perspective on Haitian migrant children enrolled in schools in Sinop, Mato Grosso)

Autores

  • Ivone Jesus Alexandre Universidade Estadual de Mato Grosso
  • Anete Abramowicz UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.433

Palavras-chave:

Criança migrante. Haiti. Racismo. Escola básica.

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que pretendeu analisar o processo de interação e socialização de crianças haitianas nas escolas públicas de Sinop no Mato Grosso. O recorte temporal abrange crianças que migraram para Sinop no período entre 2015 e 2016. Os dados foram gerados a partir de observações, entrevistas, depoimentos e conversas informais com as crianças haitianas, professores/as, técnicas e bolsistas. Constatamos que as crianças migrantes haitianas encontram dificuldades para se adaptarem coma língua, com a aprendizagem e que sofrem um processo de racialização inaudito vivido nas escolas que as recebem. Nesses espa-ços escolares ainda se concentra um currículo de ênfase eurocêntrica mesmo que façam parte da sala de aula crianças de línguas europeias. O currículo escolar não contempla a diversidade e diferença e a presença de crianças estrangeiras e negras sofrem também um processo racialização, que o artigo evidenciará. As diferenças que elas trazem inscritas em seus corpos são percebidas pela escola no campo da racialização. As crianças migrantes não têm as mesmas oportunidades que as outras crianças, os/as professores/asavaliam-nas com maior rigor e mesmo elas se mostrando muito inteligentes recebem notas menores e apresentam menor desempenho que as crianças brancas e negras brasileiras. Essa realidade nos leva a afirmar que, na escola, os/as profes-sores/as acentuam o colorismo dessas crianças e acabam (re)criando uma hierarquia racial entre as crianças brancas e negras brasileiras e entre as crianças negras brasileiras e negras migrantes.

Biografia do Autor

Ivone Jesus Alexandre, Universidade Estadual de Mato Grosso

Doutora em Sociologia. Professora Titular da Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade Estadual de Mato Grosso. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0200-7367. E-mail: jesusalexandre.ivone@gmail.com

Anete Abramowicz, UFSCar

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Titular Sênior da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade CNPq, nível 1C. ORCID: 000-0002-4714-3602. E-mail: anetabra@usp.br

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Alexandre, I. J., & Abramowicz, A. (2019). Relações raciais: o olhar dos professores sobre as crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop no Mato Grosso (Racial relations: a teacher’s perspective on Haitian migrant children enrolled in schools in Sinop, Mato Grosso). Crítica Educativa, 5(1), 31–44. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.433

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais