A África ensinada no Brasil: políticas públicas e conteúdos de livros didáticos (The ‘Africa’ taught in Brazil: public policies and textbook content)

Autores

  • Mírian Cristina de Moura Garrido Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.434

Palavras-chave:

África. Movimento Negro. PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Livro Didático.

Resumo

Dezesseis anos nos separam da sanção da Lei 10.639/2003 que determinou a obrigatoriedade do ensino de História da África (e afro-brasileiros) nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados. Porém, o que efetivamente temos ensinado sobre África aos estudantes brasileiros nessas etapas de ensino? O artigo busca explorar as respostas para essa questão e, para tal, vai ao Edital do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), ao Guia de Livro Didático e ao conteúdo de uma coleção de livros didáticos utilizada no ensino médio; toma-os como documentos oficiais (ou por eles influenciados, caso da coleção didática) e os problematiza enquanto fontes históricas. Ademais, insere essas questões na perspectiva da articulação e atuação do movimento negro contemporâneo. Resumidamente, aponta o crescimento da preocupação com os conteúdos ligados a África, mas limites dessa renovação, feita ainda de forma lacunar, por intermédio de exemplos e observada pela perspectiva exógena.

Biografia do Autor

Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP

Pós-doutoranda na Universidade Federal de São Paulo, doutora e mestra pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Assis, a pesquisadora tem atuado nos temas livros didáticos, identidade, movimento negro, afrodescendentes e África. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0995-0489. E-mail: miriangarrido@hotmail.com.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Garrido, M. C. de M. (2019). A África ensinada no Brasil: políticas públicas e conteúdos de livros didáticos (The ‘Africa’ taught in Brazil: public policies and textbook content). Crítica Educativa, 5(1), 105–118. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.434

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais