Conexão África do Sul e Brasil: afetos, diálogos e identidades em pauta em práticas educomunicativas transformadoras (South Africa and Brazil connection: affections, dialogues and identities in relation to transformative educommunicative practices)

Autores

  • Paola Diniz Prandini Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP
  • Honislaine Aparecida Rubik PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.436

Palavras-chave:

Rádio. Educomunicação. Relações África do Sul e Brasil. Refugiados. Pedagogia de Projetos.

Resumo

A fim de estabelecer uma ponte entre África do Sul e Brasil, este artigo pretende apresentar a relevância da mídia rádio para o desenvolvimento histórico-cultural, político e social destes países, com destaque às conquistas e aos desafios que passaram a fazer parte de um frutífero encontro entre educomunicadores brasileiros com crianças refugiadas, na cidade de Joanesburgo. A meta deste texto é compartilhar um breve panorama sobre o estratégico uso de programações radiofônicas na história da capital sul-africana, bem como o potencial que práticas de Educomunicação, como a Rádio Kitoko, ilustram, quando utilizadas, de maneira estratégica, a fim de estabelecer vínculos construídos a partir de trocas de afetos, de diálogos e do enaltecimento das diversidades identitárias presentes no projeto aqui apresentado. 

Biografia do Autor

Paola Diniz Prandini, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP

Fundadora do AFroeducação.


Honislaine Aparecida Rubik, PUC-PR

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-graduada em Produção e Gestão Editorial Multiplataforma (PUCPR). Assessora no Centro Marista de Defesa da Infância. Associação Paranaense de Cultura. Voluntária na Rede Marista da África do Sul. Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-0935-3537>. E-mail: honi.rbk@gmail.com

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Prandini, P. D., & Rubik, H. A. (2019). Conexão África do Sul e Brasil: afetos, diálogos e identidades em pauta em práticas educomunicativas transformadoras (South Africa and Brazil connection: affections, dialogues and identities in relation to transformative educommunicative practices). Crítica Educativa, 5(1), 146–168. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.436

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais