Como educar-se/educar num mundo de crescentes desigualdades? (How do I educate myself/and how to educate in a world of growing inequality?)

Autores

  • Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.438

Palavras-chave:

Educação. Colonização européia. Projeto de Sociedade.

Resumo

Diante de crueldades e desumanização frequentemente observadas, sentidas em encontros e desencontros, no dia a dia, em sociedades, particularmente a brasileira, que se constituíram a partir da colonização europeia, desde o século XVI, o artigo pretende alertar no sentido de desafios permanentes para educação, formação para cidadania, notadamente nos estabelecimentos de ensino e, também, no seio de comunidades e famílias.

Biografia do Autor

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, UFSCar

Professora Sênior junto a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao CECH/UFSCar (Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas). É mestre e doutora em Educação, e foi conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2002-2006). ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-8312-2262>. E-mail: dpbs@ufscar.br

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Silva, P. B. G. e. (2019). Como educar-se/educar num mundo de crescentes desigualdades? (How do I educate myself/and how to educate in a world of growing inequality?). Crítica Educativa, 5(1), 10–20. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.438

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais