Apresentação do Dossiê - Educação e contemporaneidade: conexões e desafios de África e Brasil (Presentation of the Special Issue - Education and contemporaneity: connections and challenges in Africa and Brazil)

Autores

  • Maria Walburga dos Santos UFSCar Campus Sorocaba
  • Rosana Batista Monteiro UFSCar campus Sorocaba
  • Amy Niang Universidade de Witwatersrand - Johannesburg, África do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.439

Palavras-chave:

Educação. África do Sul. Brasil. Educação contemporânea.

Resumo

Apresentação do Dossiê “Educação e contemporaneidade: conexões e desafios de África e Brasil”,que surgiu da atualidade e urgência que o tema em si demanda, ou seja, o esforço de nos debruçarmos sobre questões brasileiras e africanas, nos campo da Educação e Ensino (e suas interfaces com outros campos do conhecimento) e apresentar suas aproximações, pontos de contato e inter-relações, como também reconhecer e pensar alternativas às adversidades que nos são colocadas em nossa contemporaneidade.

Biografia do Autor

Maria Walburga dos Santos, UFSCar Campus Sorocaba

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (DCHE-UFSCar). Mestre e Doutora em Educação (USP); Pós doutorado na área de Ciências da Educação (em curso) na Université Paris 13 - Sorbonne Paris Cité - (Laboratoire EXPERICE). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9304-5800>. E-mail: walburga@ufscar.br

Rosana Batista Monteiro, UFSCar campus Sorocaba

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (DCHE-UFSCar), Mestre (UNICAMP) e Doutora em Educação (UFSCar), com Pós-Doutorado (em curso) no CEFET-RJ, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Relações Étnico-Raciais (PPRER).Orcid: <https://orcid.org/0000-0003-1672-8912>. E-mail:  rosanabmonteiro@ufscar.br

Amy Niang, Universidade de Witwatersrand - Johannesburg, África do Sul

Professora da Universidade de Witwatersrand - Johannesburg, África do Sul. Professora visitante, Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP). Mestre em Economia Política (Tsukuba, Japão) e Doutora em Ciência Política e Relações internacionais (Edimburgo, Reino Unido). ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-8137-7448>. E-mail: amy.niang@wits.ac.za

Referências

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, 2012. Disponível em:<http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/gomes.pdf>. Acessado em: 01 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

dos Santos, M. W., Monteiro, R. B., & Niang, A. (2019). Apresentação do Dossiê - Educação e contemporaneidade: conexões e desafios de África e Brasil (Presentation of the Special Issue - Education and contemporaneity: connections and challenges in Africa and Brazil). Crítica Educativa, 5(1), 3–9. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.439

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais