Interdependência na figuração família -escola na inclusão do estudante com deficiência

Autores

  • Edson Pantaleão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Núbia Rosetti Nascimento Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elaine Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.45

Palavras-chave:

Figuração família-escola, Educação Especial, Inclusão Escolar, Estudante com Deficiência, Norbert Elias.

Resumo

Este artigo é resultado parcial de um estudo comparado internacional entre as realidades educacionais de municípios brasileiros e mexicanos. Como metodologia de pesquisa, optou-se pelo tipo etnográfico e, como técnicas, foram utilizados questionários, a dinâmica dos grupos focais e a análise documental. Constituíram sujeitos da pesquisa os pais/familiares de estudantes com deficiência matriculados no ensino comum e também os profissionais que atuam nas Secretarias de Educação e nas escolas. A investigação pautou-se nos pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias. Diante desse contexto, trazemos, neste texto, os dilemas e perspectivas na relação família e escola, retratados por meio das falas dos investigados nos momentos dos grupos focais, especificamente no município de Vitória-ES. Concluímos que, de maneira geral, as falas convergem para a valorização dessa relação. Percebemos também que não podemos analisar as figurações família-escola como grupos isolados, mas com base na compreensão sobre as interdependências que se vão estabelecendo. Portanto, a superação da exclusão escolar pode ser construída atrelada às transformações dessas relações e da sociedade.

Palavras-chave: Figuração família-escola. Educação Especial. Inclusão Escolar. Estudante com Deficiência. Norbert Elias.

Biografia do Autor

Edson Pantaleão, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Educação, Política e Sociedade. Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Área: Política e Gestão da Educação Especial

Núbia Rosetti Nascimento Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Elaine Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.

BRANDÃO, C. F. A teoria dos processos de civilização de Norbert Elias: o controle das emoções no contexto da psicogênese e da sociogênese. 2000. Tese de Doutorado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2000.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. v. 2, Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1993.

______. O processo civilizador: uma história dos costumes. v. 1, Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1990.

______. La civilización de los padres. In: WEILLER, V. (Org.) La civilización de los padres y outros ensayos. Bogotá, Editorial Norma. 1998.

______. Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

______. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005.

______. Conocimiento y poder. Madrid: La Piqueta, 1994.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2000.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber livro, 2005.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2001.

LANDINI, T. S. A sociologia processual de Norbert Elias. IX Congresso Internacional Processo Civilizatório – Tecnologia e Civilização. Ponta Grossa, 2005, p. 21-32.

OLIVEIRA, T.; MENDES, C. M. M. (Org.). A prática docente como ação política: um olhar histórico. Educere et Educare – Revista de Educação. v. 2, n. 4, jul./dez. 2007, p. 327-340.

SANTOS, Reinaldo dos. O papel da família e da escola no processo contemporâneo de socialização primária: uma reflexão sociologica sobre representações e expectativas institucionais. X Simpósio Internacional, Processo Civilizador, São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Pantaleão, E., Gomes, N. R. N., & Carvalho, E. (2015). Interdependência na figuração família -escola na inclusão do estudante com deficiência. Crítica Educativa, 1(2), p.66–81. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.45

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais