Ousadia de um contrato pedagógico para garantir o direito de aprender do aluno-paciente

Autores

  • Miriam Rosa Torres de Camargo universidade federal de são carlos
  • Claudinei César Zago Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.48

Palavras-chave:

Classe hospitalar. Formação docente. Catarse pedagógica.

Resumo

Interessa a este trabalho discutir o efeito catártico na formação docente, notadamente no ponto em que esta convoca novos saberes que produzem impacto sobre a práxis. O entendimento do processo de formação e a atuação do professor aponta para necessidade de aprofundar investigações sobre as dimensões dessa formação e suas inter-relações que permeiam o circuito professor/aluno/professor. Por conhecidos limites e potencialidades represadas, o professor assume papel unifuncional, mesmo que no exercício cotidiano de suas funções constate que o atendimento educacional à diversidade de novas demandas escolares cobre multifuncionalidade. A verificação desse quadro decorre de levantamento bibliográfico de produções científicas realizado junto às bases de dados SciElo,  Teses e Dissertações da CAPES, Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da UFSCar, UNICAMP, USP, UFRJ, UFSC e anais da ANPED. Dessa abordagem, observou-se número reduzido de pesquisas dedicadas à qualidade da formação docente implicada com relações que tornam o APH não estimulante para a continuidade do processo de escolarização. Espera-se, com a pesquisa, colaborar na ampliação de conhecimento sobre a qualidade do processo de inter-relações que influem na formação docente, avaliando seu impacto no circuito professo/aluno/professor.

Biografia do Autor

Miriam Rosa Torres de Camargo, universidade federal de são carlos

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil(2014)
Professora do Centro de referencia em educação - Dom José Lamberti , Brasil

Claudinei César Zago, Universidade de São Paulo

Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, Brasil(2008)
Professor Formador do Centro de Referência em Educação "D. José Lambert" , Brasil

Referências

ARAUJO, D. A. C.: Pedagogia Histórico-Crítica: Proposição Teórica Metodológica para a formação continuada na educação. Sciencult, v. 1, n. 1, Paranaíba, 2009.

BATISTA. L. E., LIMA, M.R.: Os desafios da prática docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: apontamentos para uma práxis transformadora na educação. Revista Germinal Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.7, n.1, p.168-177, jun.2015.

BARBOSA, L. S.: A importância da classe hospitalar como espaço favorável para redução de situação de estresse observada em crianças no pré-operatório, XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE IX Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, Anais... Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC, Curitiba, 2015, p 11410 a 11422.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF: Senado Federal, centro gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e Bases da educação nacional. Brasília/DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC, 1994.

CAIADO, K. R. M.; LAPLANE, A. L. F. Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Uma análise a partir da visão de gestores de um município-polo. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 303-315, maio/agosto 2009.

CECCIM, R. B; FONSECA, E. S.: Classe hospitalar: buscando padrões referenciais de atendimento pedagógico-educacional à criança e ao adolescente hospitalizado. Revista Integração, v. 21, 2000.

FONSECA, E. S.: Atendimento escolar no ambiente hospitalar. Memnon. São Paulo, 2003.

FONSECA, E. S.: A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, jan./jun.1999ª.

GASPARIN, J. L., & PETENUCCI, M. C. Pedagogia histórico-crítica: da teoria à prática no contexto escolar. (2008). Acesso em: 11 de setembro de 2015. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf>

LIMA, M. J: As práticas pedagógicas na classe hospitalar, XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE IX Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, Anais. Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC, Curitiba, 2015, p. 25098 a 25110.

MELO, D. C. Q.; LIMA, V. M. M.: Professor na pedagogia hospitalar: Atuação e Desafios. Revista Colloquium Humamarum, Presidente Prudente, v12, n°2, p.144-152, abr/jun. 2015, Presidente Prudente.

NORONHA, M. O.: Práxis e educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 20, p. 86-93 dez. 2005.

ORTIZ, L. C. M., FREITAS, S. N.: Classe Hospitalar: um olhar sobre sua práxis educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v 82, n 200/201/202, p. 70 a 77, jan./dez 2001.

PAULA, E. M. Escola no Hospital: Espaço de Articulação entre Educação Formal e Educação Não Formal. VII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e V Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, Anais... Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC, Curitiba, 2007, p. 2424-243.

PIVA. C. G., DOMINGUES, D. C.: Classe Hospitalar - Educação Inclusiva nos hospitais para crianças e adolescentes. Linhas Jurídicas - Revistas do Curso de Direito da Unifev, v. 7, n. 10, p. 119-127, jul. 2015.

RAMOS, M. A. M.: A história da classe hospitalar Jesus - Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação), 105f, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

SAVIANI, D. Apresentação. In: GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2002 a. p. IX-XII.

__________. Escola e democracia. 41. ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2009.

SILVA, A.G. RIBEIRO, L.A., ARAUJO, J.M.O.: Direito a escolarização: Implementação da classe hospitalar do hospital universitário Onofre Lopes do RN. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE IX Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, Anais... Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC, Curitiba, 2015, p 9200 a 9209.

SILVA. S.: Educação, projeto-político, diversidade em foco a educação especial. Anpae. 25° Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação/ 2° Congresso Ibero- Americano de Política e Administração da Educação: Políticas Públicas e Gestão da Educação, 26 a 30 de abril, 2011, São Paulo.

SANDRONI, G. A.: Classe hospitalar: Um recurso a mais para a inclusão educacional de crianças e jovens. Cadernos da Pedagogia - Ano 2, vol. 2, n. 3 jan./jul. 2008

VACONCELOS, S. M. F.: Histórias de formação de professores para classe hospitar. Revista Educação Especial, v. 28, n. 51, p 27-40, jan./abr.2015, Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Camargo, M. R. T. de, & Zago, C. C. (2016). Ousadia de um contrato pedagógico para garantir o direito de aprender do aluno-paciente. Crítica Educativa, 2(1), p.143–159. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.48

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais