A intrínseca relação entre elaboração de conceitos e aprendizagem escolar

Autores

  • Glaucia Uliana Pinto Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.51

Palavras-chave:

Elaboração de Conceitos. Dificuldades de Aprendizagem. Prática Pedagógica. Perspectiva Histórico-Cultural.

Resumo

Nos estudos da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento e a aprendizagem relacionam-se à internalização de signos e à ação educativa, principalmente escolar. As funções mentais superiores evoluem a partir da apropriação progressiva dos conceitos científicos, elaboração que acontece nas interações sociais pela construção dos significados das palavras em seu uso contextual. Considerando tais pressupostos, este trabalho, que é parte de uma pesquisa de pós-doutoramento, foi realizado com dois alunos do quinto ano do ensino fundamental do sistema de ensino público brasileiro. Ambos demonstraram grande dificuldade para ler, escrever e compreender conceitos trabalhados em sala de aula pela professora. A pesquisadora realizou encontros semanais com os meninos em horários diferentes dos momentos das aulas, buscando investigar a relação entre o ensino de conceitos escolares e suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento. As atividades foram registradas em diário de campo e a análise destes registros, apoiada na abordagem microgenética, indica que para a construção do conhecimento escolar, os processos de elaboração conceitual vão além da apropriação do conhecimento historicamente construído pelos alunos, envolvendo também o aprendizado da leitura e escrita. 

Biografia do Autor

Glaucia Uliana Pinto, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência mental, brincar, imaginação, elaboração do conhecimento e abordagem histórico-cultural.

Referências

GÓES, M.C.R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes. Ano XX, no. 50, 2000, p. 9-25.

ROJO, R. H. R. Enunciação e interação na ZDP: do nonsense à construção dos gêneros do discurso. In: MORTIMER, E.; SMOLKA, A.L.B. (Orgs.) Linguagem, cultura e cognição – reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 77-88.

SMOLKA, A.L.B. Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção de conhecimento. In: A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997, p. 29-45.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VIGOTSKI, L. S. Problemas de Psicologia General. Obras escogidas. Tomo II. Trad. José María Bravo. Madri: Aprendizaje Visor, 1982.

VIGOTSKI, L. S. Problemas del desarrollo de la psique. Obras escogidas. Tomo III. Trad. Lydia Kuper. Madri: Aprendizaje Visor, 1983.

VYGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectología. Obras escogidas. Vol. 5. Madri: Visor, 1997.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Pinto, G. U. (2016). A intrínseca relação entre elaboração de conceitos e aprendizagem escolar. Crítica Educativa, 2(1), p.186–201. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i1.51

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais