A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais

Autores

  • Luis Alfredo Chambal Universidade Pedagógica em Moçambique
  • Heulalia Charalo Rafante Universidade Federal do Ceará
  • Sérgio Cristóvão Selingardi Prefeitura Municipal de Mariana.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.52

Palavras-chave:

Educação Especial. Angola. Moçambique. Brasil. Declaração de Salamanca. Agências Multilaterais

Resumo

Este artigo constitui uma análise dos marcos históricos da Educação Especial em Angola, Moçambique e Brasil, países que, não obstante distinções, possuem pontos em comum, como o passado colonial e a língua portuguesa como idioma oficial. Tem-se por objetivo ressaltar as singularidades históricas, políticas, econômicas e sociais de cada país e também a adoção da proposta de política para atendimento das pessoas com deficiência, da Declaração de Salamanca, de 1994, sob a égide da Conferência Mundial de Educação para Todos (1990) e promovida pelas agências multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial. Para maior compreensão da abordagem da Educação Especial nos três países, primeiramente é feita uma abordagem acerca do perfil histórico e social de cada um deles, destacando, especificamente, nos casos de Angola e Moçambique, uma realidade marcada pela pobreza, agravada por décadas de guerras civis. No que diz respeito à Educação Especial, os três países têm promovido políticas destinadas ao atendimento das crianças com necessidades educativas especiais, no entanto, seguindo os pressupostos dos organismos multilaterais que, na perspectiva de implementação de uma política inclusiva, não leva em consideração as distintas realidades entre os países.

Biografia do Autor

Luis Alfredo Chambal, Universidade Pedagógica em Moçambique

Pós-Doutor em Educação pela UFSCar-Campus Sorocaba. É instrutor técnico pedagógico do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano da Republica de Moçambique e Docente da Universidade Pedagógica em Moçambique

Heulalia Charalo Rafante, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunto II no Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal do Ceará. Foi professora da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (2013-2015). Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP MG 2001) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE-2010) . Mestre (2006) e Doutora (2011) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área Fundamentos da Educação. Possui formação na Plataforma Moodle e no sistema de Tutoria em Educação a Distância pela Ufscar. Atuou como Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (2012) e Orientadora Educacional On Line, no curso de especialização em História da UNICAMP-RedeFor (2011-2012).Foi professora tutora do curso de Especialização em Gestão Escolar, no Programa Escola de Gestores, oferecido pela UFSCar, atuando na sala ambiente Fundamentos do Direito à Educação (2008; 2011). Foi professora da Educação Básica, disciplina História, no Serviço Social da Indústria (2011-2012). Exerceu a função de orientadora educacional do Collegium Sapiens de Araraquara - SP (2006 e 2007). Foi docente bolsista da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na formação de professores (2003). Atuou como estagiária do Centro de Memória da Empresa ALCAN Alumínio do Brasil, Ouro Preto-MG, e coordenou a organização do Centro de Documentação e Informação Técnica (2001 e 2002). Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação HISTEDBR, núcleo UFSCar e o Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social CNPq; participou do Grupo de Estudos em Psicologia e em Ciências Humanas: história e memória, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (2010). Atualmente, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação e Educação Especial (NEPEDE ES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE). Tem experiência na área de História da Educação, História da Educação Especial no Brasil, Política Educacional.

Sérgio Cristóvão Selingardi, Prefeitura Municipal de Mariana.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor da Prefeitura Municipal de Mariana.

Referências

AMORIM, J. F. G.; RAFANTE, H. C.; DUARTE, L. A organização política das pessoas com deficiência no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 e suas reivindicações na área das políticas educacionais. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (COLUBHE) - X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Percursos e desafios na História da Educação Luso Brasileira 2014, Curitiba, v. 1. p. 1-15, 2014.

ANGOLA. Ministério de Educação. Decreto-Lei nº 7/03. Instituto Nacional para Educação Especial. Luanda, 2003.

ANTIPOFF, H. Organização das classes dos grupos escolares de Bello Horizonte e o controle dos testes. In: MINAS GERAIS (Estado). Secretaria do Interior. Inspetoria Geral de Instrução. Boletim n. 8, 1932.

BOUENE, Felizardo. Moçambique: 30 anos de independência. In: Africana Studia, n°8, 2005. Disponível em:< http://www.africanos.eu/ceaup/uploads/AS08_069.pdf>. Acesso em:02/Dez./2015.

BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. Irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Ática, 1986

BRASIL. Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Declaração Mundial sobre Educação para Todos. Conferência de Jomtien, 1990. Disponível em: http://www.unicef.org>. Acesso em: 06/Jan./2015.

______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 06/Jan./2015.

_____. Ministério da Justiça. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. 2ª edição. Brasília: CORDE, 1997.

_____. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2013. Resumo Técnico. Brasília, 2014. Disponível em:< http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf.>. Acesso em: 03/Dez./2015.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n°4024 de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm> Acesso em: 08/Jan./2015.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.brv>. Acesso em: 05/Jan./2015.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br> Acesso em: 05/Jan./2015.

______. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n°9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 06/Jan./2015.

______. Senado Federal. Plano Nacional de Educação. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 2001. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/. Acesso em: 06/Jan./2015.

BUENO, J. G. S. Educação Especial Brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ, 2004.

CAIADO, Kátia Regina Moreno. Educação especial em escolas do campo: análise de um município do Estado de São Paulo. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 50 (especial), p. 179-193, mai./2013 - ISSN: 1676-258.

CHAMBAL, L. A. A escolarização dos alunos com deficiência em Moçambique: um estudo sobre a implementação e os resultados das políticas de inclusão escolar (1999-2006). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dissertação de Mestrado, 168p. Programa de Educação: História Política e Sociedade, PUC-São Paulo, 2007.

__________. A formação inicial de professores para a inclusão escolar de alunos com deficiência em Moçambique. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tese de Doutorado, 234p. Programa de Educação: História Política e Sociedade, PUC-SP, 2012.

CORREIA, P.P. Angola: de Alvor e Lusaka. Lisboa: Hugin, 1996.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2008.

GARCIA, R. M.C.; MICHLES, M. H. A política de Educação Especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – Educação Especial da ANEPD. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.17, p.105-124, Maio-Ago., 2011. Edição Especial

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 jan. 2015.

JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos Primórdios ao Início do Século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004. (Coleção Educação Contemporânea).

JANNUZZI, G. M.; CAIADO, K. R. M. APAE: 1954 a 2011 algumas reflexões. Campinas: Autores Associados. 2013.

LUCIANO, L. Educação especial inclusiva em Angola. In: Actas do 1º Congresso Cabo-Verdiano de Educação Inclusiva. Universidade de Cabo Verde, 2014.

LUSTOSA, F. G; LUCIANO, L. Cenário Atual de Angola em Face da Implementação da Educação Inclusiva. In: XXV Simpósio Brasileiro/II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Jubileu da ANPAE. São Paulo (SP). Cadernos ANPAE. PUCSP/FACED/PPGE, 2011.

MOÇAMBIQUE. Ministério de Educação. Plano Estratégico (1994-1999). Maputo, 1994.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Relatório do Desenvolvimento Humano, 2014. Disponível em:< http://www.pnud.org.br/arquivos/RDH2014pt.pdf>. Acesso em: 01/Dez./2015.

_______________. United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) - Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas-. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais (1994), 1998. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf >. Acesso em: 02/Dez./2015.

RAFANTE, H. C.; LOPES, R. E. A Sociedade Pestalozzi e a Educação Especial em Minas Gerais nas décadas de 1930 e 1940. In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, 2011.

RIZZI, K.R. Relações Brasil-Angola no Pós-Guerra Fria: os condicionantes internos e a via multilateral. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

VINHAIS, H.; SOUZA, A. P. Pobreza relativa ou absoluta? A linha de pobreza híbrida no Brasil, 2006. Disponível em:< http://www.anpec.org.br/encontro2006/artigos/A06A140.pdf>. Acesso em: 01/Dez./2015.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Chambal, L. . A., Rafante, H. C., & Selingardi, S. C. (2015). A educação especial em Angola, Moçambique e Brasil: marcos históricos e a política de educação inclusiva das agências multilaterais. Crítica Educativa, 1(2), p.7–23. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.52

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais