Implicações da política de educação especial na construção da identidade docente

Autores

  • Ivone Rodrigues Santos Universidade Federal de Goiás - GO
  • Régis Henrique dos Reis Silva Universidade Federal de Goiás-GO; Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.53

Palavras-chave:

Política de Educação Especial, Educação Inclusiva, Identidade docente.

Resumo

Resumo: Este texto tem como objetivo analisar as implicações da política de Educação Especial na constituição da identidade dos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. Para tanto, inicialmente, adotamos uma perspectiva crítica e dialética para compreender o processo de construção da identidade profissional docente, partindo do reconhecimento que, embora esteja em constante transformação e seja resultante de opções pessoais, fundamentalmente, está condicionada ao seu contexto histórico e social. Na sequência, situamos a finalidade da Educação Especial e o papel do professor que atua nesta modalidade de ensino e por fim, discutimos as atuais diretrizes da política de Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), com destaque para a função do trabalho docente, apontando suas implicações na constituição da identidade dos profissionais que trabalham com alunos com deficiência. O texto conclui com a análise de que, diante do atual modelo de política de educação especial/educação inclusiva, na qual a educação é interpretada em termos de equalização social, cabe a política inclusiva mobilizar um conjunto de competências e habilidades aos profissionais que atuam neste segmento de modo idealista e discuPolítica de Educação Especial; Educação Inclusiva; Identidade docente.rsiva, contribuindo para um sentimento de desvalorização e de perda de identidade profissional.

Palavras – chaves

Biografia do Autor

Ivone Rodrigues Santos, Universidade Federal de Goiás - GO

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás UFG - GO. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO(2006) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás UEG/GO (2009). Especialista em Neuropedagogia e em Atendimento Educacional Especializado - AEE. Psicóloga na Equipe Multiprofissional do Departamento de Inclusão Escolar da SME de Aparecida de Goiânia - GO e professora da Rede Estadual da Educação SEE/GO. Tem experiência na área da educação e atua nos seguintes segmentos: Psicologia Escolar, Educação Especial, Educação Inclusiva e Formação de Professores.

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Federal de Goiás-GO; Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e doutor em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área educacional com ênfase em planejamento e metodologias de ensino, fundamentos histórico-filosóficos da Educação e gestão de núcleos de acessibilidade no ensino superior. Atualmente tem trabalhado principalmente com as problemáticas significativas da produção do conhecimento, das políticas públicas, da formação de professores e da prática pedagógica da área de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, tem consubstanciado-se na concepção sócio-histórico-crítica de Educação, principalmente na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

Santos, I. R., & Silva, R. H. dos R. (2015). Implicações da política de educação especial na construção da identidade docente. Crítica Educativa, 1(2), p.52–65. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i2.53

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais