EPISTOLARIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE O EU, O SI E O OUTRO

Autores

  • Priscila Aliança IFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil
  • Andrezza Maria Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Natal, RN, Brasil
  • Maria da Conceição Passeggi Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id551

Resumo

Este trabalho busca contribuir para a teorização do uso do gênero discursivo epistolar “carta” como instrumento de biografização em pesquisa (auto)biográfica, em especial na pesquisa-ação-formação voltada para formação de professores. O texto está estruturado em quatro partes principais, a saber: (a) caracterização da pesquisa-ação-formação; (b) definições de carta, em termos gerais; (c) acepção de carta pedagógica; (d) discussão do que compreendemos como carta pedagógica reflexiva. A diferença fundamental entre cartas em geral e a carta pedagógica reside num desejo de produzir conhecimento e numa postura política. Por sua vez, a carta pedagógica reflexiva – uma missiva de cunho pedagógico intencional em que o remetente e o destinatário são a mesma pessoa – está ancorada na perspectiva do “si-mesmo” ricoeuriano. Por meio dela, é possível exacerbar a oposição entre o si e o eu no processo de escrita de uma carta para um "si mesmo", além conhecer aspectos permanentes e aspectos mutáveis da construção identitária do remetente/destinatário. Ela também oportuniza que a relação entre alteridade (o outro) e ipseidade (o si) por meio da percepção de como o segundo vai se transformando pela ação do primeiro.

Biografia do Autor

Priscila Aliança, IFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela UFPE; especialista em PROEJA pelo IFRN; mestre em Educação, tendo como área de concentração a Educação Profissional, pelo IFRN. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN) na linha de pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas, atuando junto ao Grupo de Pesquisa Observatório da Diversidade. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NuPEP). Estudiosa da abordagem (auto)biográfica como metodologia de (auto)formação e pesquisa, bem como dos processos de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica.

Andrezza Maria Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, Natal, RN, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Endereço para correspondência: av. Senador Salgado Filho, 1559 - Tirol, Natal - RN, 59015-000.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, SP, Brasil

Doutora em Linguística Geral pela Université Paul Valéry (Montpellier-França). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Aliança, P., Tavares, A. M., & Passeggi, M. da C. (2022). EPISTOLARIDADE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE O EU, O SI E O OUTRO. Crítica Educativa, 8(2), 1–15. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id551

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida