TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA

Autores

  • Joelson de Sousa Morais Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Dilmar Rodrigues da Silva Júnior Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id562

Resumo

Tecemos nesse texto uma reflexão teórica-bibliográfica articulada com nossas experiências na docência do Ensino Superior, como professores formadores em cursos de licenciaturas em instituições públicas e privadas na Cidade de Caxias-MA. Os objetivos buscam: compreender como se tece uma epistemologia da formação por meio da escrita narrativa nos cursos de licenciaturas, bem como refletir acerca das contribuições que as narrativas de formação inicial docente trazem no processo de aprender e ensinar no Ensino Superior. Problematizamos: Quais contribuições a escrita narrativa traz para a tessitura de uma epistemologia da formação na docência universitária? Como perspectiva teóricoepistemológica nos pautamos em autores da abordagem narrativa (auto)biográfica como: Dominicé (2012), Josso (2010), Bragança (2012; 2018), Passeggi (2011), Zabalza (2004), e outros. Os resultados elucidam que as escritas narrativas ou que emergem em outros dispositivos representam uma potencialidade formadora de transformações plausíveis para os sujeitos que a praticam, e para quem a lê e reflete junto com o registro narrado. Portanto, a tessitura de uma pedagogia narrativa na docência universitária se torna fundamental à emancipação das consciências na sociedade que temos e que queremos construída democraticamente por quem acredita na possibilidade de mudanças pelas escritas de si na formação para a docência.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade - CNPq/UEMA. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC, e atualmente Diretora do Curso de Pedagogia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da UEMA e do Mestrado e Doutorado Profissional em História (UEMA). Trabalha ainda como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA) – SEMECT.

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGed/ da Universidade Federal do Piauí- UFPI, na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalidade Docente- NUPPED (UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas- NUPEFORDEPE (UFPI). Atualmente é Supervisor Pedagógico efetivo na Prefeitura Municipal de Codó e Professor efetivo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Caxias/MA.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Morais, J. de S., Nascimento, F.-L. S. C. do, & Silva Júnior, D. R. da. (2022). TECENDO UMA EPISTEMOLOGIA DA FORMAÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA NARRATIVA. Crítica Educativa, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id562

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida