Os OLHOS DE OJUOBÁ: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adilene Cavalheiro Prefeitura Municipal de Sorocaba, Secretaria de Educação, Sorocaba, SP, Brasil
  • Rosa Aparecida Pinheiro UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id564

Resumo

O presente artigo discorre sobre percepções de professoras quanto as práticas pedagógicas imbricadas na Educação para as Relações Étnico-Raciais emancipatórias, capazes de produzir dinâmicas e revelar sentidos para a Educação antirracista. Essa discussão perpassa pela construção da identidade étnico-racial da pessoa adulta, as escolhas dos conhecimentos e dos saberes de Motrizes Africanas nas práticas pedagógicas e os processos que contribuem com formação dos professores no contexto da educação para as relações étnico-raciais no âmbito escolar da Educação Básica - a partir da perspectiva Ojuobá, ouvindo os sujeitos da experiência, analisando por meio das entrevistas narrativas, as percepções constituídas. O recorte da pesquisa é o ensino fundamental, articulados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Como resultado parcial, aponta-se a formação do professor está implicada a da própria identidade étnico-racial, na articulação de conhecimentos necessários às práticas pedagógicas, intencionalmente elaboradas para a Educação das Relações Étnico-raciais. As experiências analisadas nos permitem perceber as potencialidades formativas para práticas necessárias e possíveis no combate ao racismo institucional que permeia nas escolas.

Biografia do Autor

Adilene Cavalheiro, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Secretaria de Educação, Sorocaba, SP, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Sorocaba). Professora Licenciada em História e Pedagogia. Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Gestão Escolar, em Programa de Gestão da Excelência e em Metodologia do Ensino de História. Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Sorocaba, desde 2009.

Rosa Aparecida Pinheiro, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora da UFSCar, campus Sorocaba, no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Integrante do GT 18 EJA - ANPED. Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Pedagógica. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona, e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuação no campo de pesquisa, ensino e extensão em Formação de Professores, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Cavalheiro, A., & Pinheiro, R. A. (2022). Os OLHOS DE OJUOBÁ: EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL . Crítica Educativa, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id564

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida