NARRATIVIZANTE: OS MOVIMENTOS DA PRÁXIS CRIADORA

Autores

  • Fabiana Cabrera Silva Santos Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcelo Furlin Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id568

Resumo

O artigo pretende tecer aproximações entre a Pedagogia e a narrativa como caminho possível para a edificação de textos fundantes da ciência da educação, a partir da inovação semântica proposta pela pedagogia narrativizante. A hermenêutica do texto ricoeuriana propõe matizes para (re)configurar a ação pedagógica, na inspiração da práxis criadora que possibilita a tessitura entre o factum e o fictum. Nessa compreensão particular, a potência criadora, que desenha a moldura da ação pedagógica, sob a perspectiva ficcional, abre novos horizontes para escutar as emergências da pedagogia como ciência da, sobre e para a educação.

Biografia do Autor

Fabiana Cabrera Silva Santos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pós-graduação em Formação de Professores – Ênfase Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Pedagoga e Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Coordenadora acadêmico-pedagógica da Educação a Distância da UMESP. Professora na rede municipal de São Bernardo do Campo.

Marcelo Furlin, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Programa de Pós-Graduação em Educação

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Líder do Grupo de Pesquisa NARRARE – Formação Docente e Narrativas.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Cabrera Silva Santos, F., & Furlin, M. (2022). NARRATIVIZANTE: OS MOVIMENTOS DA PRÁXIS CRIADORA. Crítica Educativa, 8(2), 1–11. https://doi.org/10.22476/revcted.v8.id568

Edição

Seção

Dossie Modos de Narrar a Vida