Políticas de inclusão e a crise da educação especial

Autores

  • Silmara Aparecida Lopes Uniso-Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.6

Palavras-chave:

Políticas inclusionistas. Educação especial. Educação inclusiva.

Resumo

A terminologia educação especial precisa ser revista e superada para não continuar atuando como um paradoxo à educação inclusiva que defende o direito de todos à educação nas salas regulares, já que aquela permite, em seu arranjo organizacional, escolas e classes especiais que são tipos de abordagens educacionais contraditórias à concepção de uma educação mais inclusiva e que luta pelo combate da exclusão educacional. Considera-se que a educação especial passa por uma crise de sentidos, especialmente, quando é criticamente examinada diante do conceito de educação inclusiva que vem ganhando força no Brasil. Tem-se como pressuposto que não é mais necessário continuar existindo dois tipos de educação para as pessoas com deficiências, transtornos, distúrbios, as quais deverão fazer parte da educação para todos (educação inclusiva) e não de uma educação que ainda se diz “especial”. A pesquisa procurou mostrar que há evidências para a superação dessa terminologia que se encontra descontextualizada na atualidade, principalmente, por apresentar-se na prática como uma política educacional antagônica à política de educação inclusiva entendida em sua essência como aquela que não excluí, não segrega, não discrimina nenhum aluno.

 

Biografia do Autor

Silmara Aparecida Lopes, Uniso-Universidade de Sorocaba

Mestra em Educação pela Universidade de Sorocaba – UNISO. 

 Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE -UFSCAR - SOROCABA.

Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR-SOROCABA.

Especialização em Gestão da Rede Pública Universidade de São Paulo- USP (2012).

Especialização: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-UNESP (2015).

Referências

BAPTISTA, C. R. A inclusão e seus sentidos:entre edifícios e tendas. In: BAPTISTA, C. R. (org.). Inclusão e Escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 1ª Reimpressão, 2009, p. 83-94.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, janeiro 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2013.

CARDOSO, M. da S. Aspectos Históricos da Educação Especial: da exclusão à inclusão-uma longa caminhada. In: Stobäus,C.D.; Mosquera, J.J.M.(Org.) Educação Especial:em direção à educação inclusiva. 3. ed. Porto Alegre:EDIPUCRS,2006. p.15-26

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Ed. Civilização Brasileira S.A. Rio de Janeiro, 1975.

HÖFLING, E. de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cad. CEDES [online]. 2001, vol.21, n.55, p. 30-41.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por que? como fazer? São Paulo:Moderna, 2003.(Coleção cotidiano escolar).

__________________ Uma Escola de Todos, para Todos e com Todos: o mote da inclusão. In: Stobäus,C.D.; Mosquera, J.J.M.(Org.) Educação Especial:em direção à educação inclusiva. 3. ed. Porto Alegre:EDIPUCRS,2006.p. 27- 40.

___________________ O Direito de Ser, Sendo Diferente na Escola: por uma escola das diferenças. Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE UFC / SEESP / UAB / MEC Versão 2010. Disponível em: https://nucleodireitoshumanoseinclusao.files.wordpress.com/2011/08/aee_o_direito_de_ser-sendo-diferente.pdf Acesso em 19 de nov.2013.

PLAISANCE, E. Ética e Inclusão. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.139, p. 13-43, jan./abr. 2010.

SHIROMA, E. O.; GARCIA, R. M. C.; CAMPOS, R. F. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação. In: Políticas Educacionais: questões e dilemas. BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.).São Paulo:Cortez, 2011. p. 222-247.

SKLIAR, C. (org.). Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial.7.ed.-Porto Alegre:Mediação, 2013, p. 05-18.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas V - Fundamentos da defectologia. [Tradução Carmem Pance Fernandez]. Haban: Pueblo y educacion, 1995.

________________ Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1997.

Downloads

Publicado

2015-10-12

Como Citar

Lopes, S. A. (2015). Políticas de inclusão e a crise da educação especial. Crítica Educativa, 1(1), p.147–162. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.6